ASSINE
search button

'O Quinto do Ouro': Conselheiros do TCE-RJ são levados a Bangu

Presidente do órgão de fiscalização e gestão está em prisão domiciliar

Compartilhar

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Aloysio Neves, está em prisão domiciliar, de acordo com informações a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Ele é o único dos conselheiros presos que não foi levado para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, em Bangu 8, onde também está o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. 

A Seap não informou se os conselheiros presos em Bangu estão na mesma ala. São eles: Domingos Brazão, vice-presidente do TCE-RJ; José Gomes Graciosa, conselheiro; Marco Antônio Alencar, conselheiro; e José Maurício Nolasco, conselheiro, e Aluísio Gama, ex- conselheiro do TCE. 

As prisões tem duração de cinco dias e podem ser prorrogadas por mais cinco.

O TCE-RJ informou que a sessão plenária prevista para acontecer nesta quinta-feira (30) foi "suspensa por falta de quórum". "A decisão está embasada e prevista na Lei Complementar nº 63/90 e no regimento interno do TCE-RJ, que exigem a presença mínima de quatro conselheiros para a realização das sessões. A Procuradoria-Geral do Tribunal de Contas estuda juridicamente mecanismos legais para o retorno das sessões plenárias", diz nota.

>> Operação 'O Quinto do Ouro': Jorge Picciani é alvo de condução coercitiva

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (29), no Estado do Rio Janeiro, uma série de mandados de prisões cautelares, buscas e apreensões além de bloqueios de bens e valores, na Operação "O Quinto do Ouro". O presidente da Alerj, Jorge Picciani, foi alvo de condução coercitiva. Ele chegou à Superintendência da Polícia Federal no Rio por volta das 12h de quarta-feira, e saiu às 15h20, sem falar com a imprensa. Picciani é suspeito de organizar pagamentos de propina da Fetranspor aos conselheiros do TCE-RJ. A assessoria do presidente da Alerj disse que as acusações não fazem sentido.

A operação teve mais de 43 mandados, a maioria deles na cidade do Rio de Janeiro, mas também em Duque de Caxias e São João do Meriti. Para cumprir as ações, quase 150 policiais federais foram destacados. 

Os alvos da Operação O Quinto do Ouro são investigados por fazerem parte de um esquema de pagamentos de vantagens indevidas que pode ter regularmente desviado valores de contratos com órgãos públicos para agentes do Estado, em especial membros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), de acordo com informações da Polícia Federal. O esquema seria relacionado ao período do governo de do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), preso deste o ano passado. 

>> Delator de Picciani, Jonas Lopes está fora do país

>> Quem são os cinco membros do TCE-RJ presos da Operação O Quinto do Ouro?