ASSINE
search button

'La Nación': Lula quer que PT sobreviva politicamente e supere "discurso do golpe"

Ex-presidente falou em oposição "positiva" ao governo atual e retorno ao poder em 2018

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (14) pelo jornal argentino La Nación conta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende transformar o partido em uma oposição "positiva" aos planos do governo Temer e assim retornar ao poder em 2018. 

Reportagem afirma que após a morte de sua esposa, e cada vez mais determinado a voltar a competir para a presidência em 2018, o ex-presidente pretende convencer seus correligionários que o Partido dos Trabalhadores (PT) precisa superar o discurso de "golpe" contra Dilma Rousseff e agir de forma mais proativa no governo de Michel Temer.

> > La Nación Lula cambia el relato y quiere que el PT supere de una vez la denuncia del golpe

"Nós ficamos gritando 'Fora Temer' e o Temer está lá dentro. Gritamos 'não vai ter golpe' e teve golpe. Estamos gritando contra as reformas e eles estão aprovando as reformas em tempo recorde", disse ele no dia 19 de janeiro, no lançamento do 6º Congresso  Nacional do PT. 

La Nación destaca que em junho, será discutido o rumo do partido e após esse discurso, Lula abriu o diálogo com o presidente Michel Temer, que foi prestar condolências pelo falecimento de Marisa Letícia. Já no PT, algumas alas tentaram minimizar o episódio, tentando implodir qualquer possibilidade de desdobramento político. 

Auxiliares de Lula dizem que a única pauta comum possível é a reforma política, informa o diário argentino. Apesar da torcida petista contra, um ministro de Temer ressaltou que é da natureza de Lula a composição política.