ASSINE
search button

Em junho, Teori confirmou que ele e sua família sofreram ameaças

Na época, ele minimizou o ocorrido: "Nada sério" 

Compartilhar

O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, havia admitido em junho de 2016 a existência de ameaças à sua família, conforme mensagem postada por seu filho no Facebook, mas minimizou o fato: “Não tenho recebido nada sério”. Ele não deu maiores detalhes sobre o assunto e fez o comentário após uma palestra que realizou. O ministro morreu na tarde desta quinta-feira (19), num acidente de avião em Paraty.

Seu filho, Francisco Prehn Zavascki, havia publicado no Facebook, em maio: “É obvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é que criminosos do pior tipo, (conforme o MPF afirma), simplesmente resolveram se submeter à lei. Acredito que a lei e as instituições vão vencer, porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, você já sabem onde procurar...! Fica o recado!”.

>> Ministro Teori Zavascki confirma ameaças a sua família

>> Ministro Teori Zavascki foi responsável por casos históricos

>> Anac diz que avião que caiu em Paraty está regular; Marinha trabalha no resgate

>> Teori Zavascki morre em queda de avião em Paraty

Teori Zavaski é o ministro relator da Operação Lava Jato no STF. Os investigadores da Operação Lava Jato já estavam trabalhando com a possibilidade de que uma parte considerável do conteúdo das delações da Odebrecht seja revelada ao público na primeira quinzena de fevereiro.

Relatos de 77 delatores ligados à empresa causa apreensão na classe política, já que eles devem ser diretamente atingidos pelas investigações. Os investigadores esperavam que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, retirasse o sigilo da maioria dos cerca de 900 depoimentos quando as delações forem homologadas. 

>> Associação dos Juízes Federais cobra investigação

>> Acordo entre Temer e STF pode escolher novo relator

>> Políticos e juízes lamentam a morte de ministro