ASSINE
search button

Lava Jato supera Kafka e 'Minority Report', diz Lula

Instituto Lula afirma que denúncia se antecipa a um fato que não existiu

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Instituto Lula acusaram a Operação Lava Jato e o juiz federal Sérgio Moro de se anteciparem aos fatos e fazerem acusações de supostos crimes não concretizados. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo desta quarta-feira (21), três delatores da Odebrecht confirmaram que a empreiteira comprou, em 2010, um imóvel em São Paulo que seria destinado à construção de uma nova sede do Instituto Lula.

Lula e o instituto afirmam que a Lava Jato abriu processo contra o ex-presidente por ele não ter recebido um terreno e que a perseguição ao petista chegou a um "grau de loucura". No título da nota enviada para responder à reportagem do jornal, o Instituto Lula disse que "a Lava Jato supera Kafka e 'Minority Report'". 

No romance O Processo, o escritor tcheco Franz Kafka narra o drama de Joseph K., personagem preso nas páginas iniciais e que passa toda a história sem tomar conhecimento das acusações que caem sobre si. Já no filme Minority Report, dirigido por Steven Spielberg e baseado em história do escritor de ficção científica Philip K. Dick, a polícia do futuro detém em tanques seres vivos que conseguem prever crimes que ocorrerão. Com essas informações, os agentes prendem os potenciais criminosos antes do fato.

Ainda na nota, o Instituto Lula denuncia a tentativa de Moro de "gerar manchete de jornal e impedir que Lula seja candidato em 2018": 

"A Lava Jato reconhece, porque é impossível não reconhecer, que o terreno não é nem nunca foi do Instituto Lula ou de Lula. É o grau de loucura que a Lava Jato chegou na sua perseguição contra o ex-presidente. Ao invés de investigar e apresentar denúncias sobre delitos reais, e após fechar acordos que tiraram da cadeia pessoas que receberam dezenas de milhões em desvios da Petrobras, persegue delitos que só existem na imaginação de Power Point de alguns promotores, e ficam atribuindo imóveis que não são de Lula para o ex-presidente. E o juiz Sérgio Moro aceita uma denúncia absurda dessas em poucos dias, porque o importante é gerar manchete de jornal e impedir Lula de ser candidato em 2018".