ASSINE
search button

Datafolha: Lula fica na frente em todos os cenários no 1º turno

Em um 2° turno com Marina Silva, contudo, ex-ministra teria vantagem

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu nas simulações de 1° turno das eleições presidenciais de 2018 na pesquisa Datafolha, na comparação com o levantamento de julho, e sairia na frente contra diferentes candidatos. 

No cenário que considera três tucanos, Lula tem 24% das intenções de voto contra 11% de Marina e Sérgio Moro, 7% de Aécio, 6% de Bolsonaro, 5% de Alckmin, 4% de Serra e Ciro Gomes, 2% de Michel Temer, Luciana Genro e Roberto Justus, 1% de Ronaldo Caiado, Carmen Lucia e Eduardo Jorge. Branco e Nulo, 13%; não sabem, 5%.

Em um 2° turno, contudo, Lula perderia a eleição para Marina Silva, por nove pontos de diferença (43% a 34%). A ex-ministra também lidera cenários com outros nomes. 

Contra adversários do PSDB, no 2° turno, Lula aumentou sua vantagem em disputas contra Alckmin, Serra, e Aécio. Contra Aécio e Alckmin, Lula teria 38% contra 34%. Contra Serra, Lula teria 37% e o tucano, 35%. Nenhum dos três políticos do PSDB registrou aumento nas intenções de voto, nem no primeiro nem no segundo turno. 

Marina tem 47% das intenções de voto no 2° turno contra 25% de Aécio Neves; 48% contra 25% de Alckmin; e 47% contra 27% de Serra. 

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais.

Rejeição

A pesquisa também aponta que Michel Temer passou a ocupar o primeiro lugar no ranking de rejeição para o primeiro turno das próximas eleições. O percentual de entrevistados que não votaria em Temer em nenhum cenário saltou de 29%, em julho, para 45%.

A taxa de rejeição de Lula é de 44%, para o Datafolha. O terceiro posto na pesquisa sobre rejeição é ocupado por Aécio, que oscilou um ponto para cima, para 30%.

>> Datafolha: 51% reprovam Temer, e 63% querem sua renúncia