ASSINE
search button

Guido Mantega presta depoimento como testemunha de Eduardo Cunha em SP

Ex-ministro depõe em videoconferência, amanhã é a vez de Eduardo Paes

Compartilhar

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi ouvido pelo juiz Sérgio Moro em depoimento como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha, na manhã desta quarta-feira (23).

Cunha é réu em ação penal por suposto recebimento de propinas na compra pela Petrobrás do Bloco de Benin, na África, em 2011, e de manter contas secretas na Suíça que teriam recebido os valores ilícitos.

Além de Mantega, foi ouvido também o deputado federal Mauro Lopes (PMDB). Todos os interrogatórios estão sendo realizados por videoconferência. A defesa ainda não confirmou se Cunha vai acompanhar pessoalmente os depoimentos na Justiça Federal do Paraná, como ocorreu na semana anterior.

O ex-ministro foi ouvido da Justiça Federal em São Paulo, às 10h. Amanhã, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes deverá ser ouvido na Justiça Federal no Rio, às 14h.

Os dois foram arrolados como testemunha do peemedebista no dia 12 de novembro no lugar de outras duas testemunhas que haviam sido escolhidas inicialmente mas que, devido a dificuldade da própria defesa de Cunha em localizá-las, foram substituídas.

O presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula também vão depor como testemunhas. Temer vai depor por escrito e Lula, por sua vez, falará por videoconferência no próximo dia 30.

Nesta quarta à tarde, será feita uma audiência da ação penal contra o ex-presidente Lula. O juiz Sérgio Moro vai ouvir mais quatro testemunhas de acusação, que também são delatores da Lava Jato: os ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, o ex-gerente Pedro Barusco, e o ex-deputado Pedro Correa.