ASSINE
search button

Executivos da Odebrecht assinam delações premiadas

Compartilhar

Nestas quarta (23) e quinta-feiras, dezenas de executivos da Odebrecht chegam a Brasília para assinar os acordos de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato. Em seguida, terá início a fase de depoimentos. Como há um grande número de executivos envolvidos, dezenas de procuradores de diferentes áreas do Ministério Público Federal deverão participar. 

As delações dos executivos da Odebrecht são as mais esperadas da Operação Lava Jato. Planilha encontrada durante buscas na sede da empreiteira, em fevereiro, durante a 23ª fase da Lava Jato, enumera valores, políticos e até apelidos. Impressiona a quantidade de políticos que aparecem na relação - mais de 200 - dos mais variados partidos, tanto do governo quanto da oposição.

A iminência da conclusão das negociações de delação da Odebrecht teria inclusive melhorado o humor de Marcelo Odebrecht, cujo depoimento é um dos mais esperados pelos procuradores. Marcelo Odebrecht foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão por crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro na Lava Jato. 

>> Lista da Odebrecht relaciona mais de 200 políticos e valores 

>> Planilha da Odebrecht indica uso de cervejaria em doações

>> Odebrecht decide colaborar de forma “definitiva” com investigação da Lava Jato

Os termos dos acordos estão sob sigilo. A expectativa é que os depoimentos, nos quais os funcionários devem relatar repasses de propina para políticos, sejam enviados no começo do ano que vem para o Supremo Tribunal Federal (STF), a quem caberá a homologação das oitivas.

Em março, a Operação Xepa, uma das fases da Lava jato, teve a Odebrecht como principal alvo e prendeu diretores e executivos da companhia.