ASSINE
search button

'Mercopress': Uruguai receberá Lula, caso solicite asilo político

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (22) pelo jornal urugauaio Mercopress conta que o Presidente Tabare Vazquez disse na segunda-feira (21) que reconhece o governo do presidente Michel Temer, respeita as decisões políticas do Brasil, mas que se necessário dará asilo aos políticos, considerando este um Direito Internacional.

"Deve ficar claro que o Uruguai historicamente e no âmbito das relações internacionais reconhece Governos, e o Brasil agora tem um governo que o Uruguai reconhece", disse Vazquez na segunda-feira (21) a imprensa após uma conferência com empresários brasileiros em São Paulo.

"O Brasil é um país muito importante para o Uruguai, em vários pontos de vista, incluindo comércio e investimentos, portanto, é de nosso interesse ter a melhor relação possível com o governo do Brasil", acrescentou o presidente.

"Problemas domésticos do Brasil são abordados e resolvidos pelo Brasil, e nós de fora não temos direito a qualquer comentário sobre o assunto. Nós não queremos intervir nos problemas políticos internos de outros países ", insistiu o líder uruguaio, em referência à situação política que o Brasil ainda está passando, incluindo uma série de escândalos de corrupção.

Mercopress analisa que Vazquez foi cauteloso ao se referir ao presidente Michel Temer e antecipou que se qualquer político brasileiro solicitar asilo no Uruguai, o Uruguai vai aceitá-lo, sendo previsto pelas leis internacionais seu Direito.

"Eu acredito que o presidente Temer é uma pessoa muito gentil e séria, eu falei com ele por meia hora em Nova York ... é isso", disse Vazquez e não respondeu mais perguntas sobre o assunto.

O diário lembra que nas últimas semanas houveram alguns rumores insistentes no Uruguai sobre a possibilidade do ex-presidente Lula da Silva, mencionado como um suspeito em casos de corrupção ligados a Petrobras, estar planejando se refugiar no país vizinho.

Vários meios de comunicação mencionaram que um dos filhos de Lula, que é treinador de futebol, está trabalhando para um time de futebol do Uruguai com o objetivo de "preparar" o asilo para a família, mas seus advogados e a equipe local negam fortemente esta hipótese.

"O Uruguai é um país de braços abertos", Vazquez destacou sem dar nomes, "quem chega no Uruguai para trabalhar, viver, compartilhar, respeitar as nossas leis ... é bem-vindo".

Vazquez concluiu dizendo: "como tenho afirmado repetidamente, no âmbito da Constituição e do nosso sistema legal, tudo é aceito, mas fora desse quadro, não".