ASSINE
search button

'Clarín': Temer convoca reunião de emergência após prisão de Cunha 

Reportagem fala que presidente procura minimizar impacto de uma possível delação

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (21) pelo Clarín conta que o Presidente Michel Temer convocou reuniões de emergência na quinta-feira (20) com parlamentares de seu partido para tentar conter uma "desgraça"  com a prisão de Eduardo Cunha, ex-deputado que foi um dos grandes arquitetos da sua ascensão à liderança. 

Segundo reportagem do jornal argentino o presidente instrui todos para fingir que "nada aconteceu" e seguir com a agenda normalmente. 

O Clarín observa que na verdade a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados, que foi fundamental nessa posição até 7 de julho, produziu um terremoto legislativo. O episódio ameaça uma debandada do Congresso que, se não for evitada a tempo, poderia comprometer a votação sobre as medidas-chave do governo atual, principalmente com relação ao congelamento dos gastos públicos por 20 anos.

> > Clarín Reunión de emergencia de Temer con su equipo tras el arresto de Cunha

O noticiário diz que a decisão de prender o ex-parlamentar, tomada na quarta-feira (19) pelo juiz Sergio Moro, produziu efeitos significativos; tanto no campo do partido no poder quanto na oposição. O juiz se defendeu na quinta-feira (20) contra as críticas: 

"Quando a regra do jogo é a corrupção, deve-se admitir que existe um risco de reincidência", e concluiu que "a prisão preventiva foi necessária". 

Ele disse enfaticamente que o Brasil "está em uma encruzilhada", e exige, por esse motivo, "a aplicação rigorosa da lei contra a corrupção." O juiz admitiu que sua atitude poderia ser considerada como uma "solução autoritária", já que tudo deve ser feito dentro do devido processo legal e "com respeito pelos direitos fundamentais dos acusados".

O Clarín ressalta que agora analisar Temer e seus ministros é como superar o impacto, o julgamento regressiva e a prisão de Cunha. O ex-deputado teve uma grande influência sobre o chamado "centrão" da Câmara, uma constelação de blocos políticos que reúne mais de metade dos deputados. O temor é grande entre a maioria dos legisladores, além do governo; que "traíram" Cunha votando pela sua cassação . Isso poderá ser visto mais claramente na próxima terça-feira (25), quando os deputados devem votar a legislação que limita os gastos do governo por duas décadas. 

O Clarín revela que de acordo com fontes do governo em Brasília, o presidente deve seguir com articulações via telefone com os líderes desses grupos. E na segunda-feira (24) se reunirá com eles para acalmar os ânimos e garantir o sucesso.

O diário argentino destaca que Moreira Franco é um que está na mira de ex-parlamentar e presente no núcleo mais próximo do presidente Temer. Ele é secretário-executivo do Programa das parcerias público-privadas para investimento. Em outras palavras, é o homem destinado a liderar as futuras privatizações. Mas há outras "peças" que poderiam ser "invertidas" se Cunha resolver falar. 

Para finalizar o Clarín afirma que ambos, Renan e Moreira, têm um grande peso no Senado, como é óbvio, no caso de Calheiros, que dirige o Senado. E o que eles querem agora é promover uma lei contra "abusos" judiciais no Brasil chamados informalmente como "operação de asfixia."