ASSINE
search button

Temer é recebido com vaias, gritos de 'fora' e aplausos em desfile na Esplanada

Compartilhar

O presidente Michel Temer foi recebido sob protestos e gritos de "golpista" por pessoas que foram assistir ao desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. O protesto de dezenas de pessoas fez com que o cerimonial do desfile fosse momentaneamente interrompido. Os manifestantes estavam em uma arquibancada na diagonal da tribuna reservada ao presidente, praticamente na frente de do espaço destinado a diplomatas e demais autoridades.

Durante cerca de um minuto, os gritos e as vaias interromperam o protocolo do evento. Um dos manifestantes abriu uma pequena faixa com os dizeres: "Não aceitamos governo ilegítimo". Em menor número, um grupo de pessoas na mesma arquibancada se opôs ao protesto, levantando pequenas bandeiras do Brasil e dizendo "A nossa bandeira jamais será vermelha". Após a execução do Hino Nacional, os protestos continuaram, de forma mais espaçada. 

O presidente desceu do carro ao lado da primeira dama, Marcela Temer, e foi recebido pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Ele não estava com a tradicional Faixa Presidencial. 

>> Ministros minimizam protestos na Esplanada dos Ministérios

>> Em Brasília, protesto contra o governo Temer pede novas eleições

Temer se posicionou na tribuna onde estavam os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O desfile é o primeiro evento público de Michel Temer desde que assumiu a presidência da República. 

Estudantes, protestos e arquibancada para convidados

No momento em que Temer deu autorização ao Comandante Militar do Planalto, general de Divisão César Leme Justo, para o início oficial do evento, não foram ouvidos mais protestos. Quando o desfile já estava ocorrendo, inclusive com a condução do Fogo Simbólico pelo atleta Arthur Nory, os presentes aplaudiram as apresentações.

Após o início do desfile, três jovens que participavam da manifestação teriam se retirado "espontaneamente" da plateia. A arquibancada onde foram feitos os protestos foi reservada para convidados do Palácio do Planalto. O estudante Lucas Bertho, 20 anos, um dos que deram início ao protesto, disse à Agência Brasil que mora em São Paulo e que estava na arquibancada junto a outros alunos do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo. Ele contou que foi a Brasília para cursar uma disciplina e que foi convidado pela Presidência a participar do desfile com os colegas. De acordo com o estudante, o ato começou de forma não planejada e um dos jovens que estava com um pequeno cartaz foi convidado a se retirar.

A Secretaria de Imprensa da Presidência informou que a distribuição de convites foi feita de acordo com a demanda de funcionários da Presidência, que podiam solicitar um determinado número de entradas.

Lucas destacou que não é petista nem defende o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. Ele argumenta que Temer chegou ao poder de forma "ilegítima" e defende eleições diretas.

A assessoria de imprensa de Michel Temer informou que nenhum dos seguranças estava autorizado a retirar os manifestantes ou qualquer pessoa das arquibancadas, mas que a única exceção seria feita a manifestações políticas por meio de cartazes.

* Com Agência Brasil