ASSINE
search button

Lula, Delcídio e mais cinco se tornam réus na Lava Jato

MPF afirma que ex-presidente tentou obstruir delação de Nestor Cerveró

Compartilhar

A Justiça Federal de Brasília aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro Andre Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. A decisão é do juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara do DF.

Os réus são acusados de tentar impedir que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato. A denúncia foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste ano, mas o relator da Lava Jato na Suprema Corte, ministro Teori Zavascki, determinou que fosse enviada para a Justiça Federal de Brasília depois que Delcídio teve seu mandato cassado no Senado e perdeu o foto privilegiado para ser julgado no STF.

Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A defesa do ex-presidente Lula afirmou, logo após a notícia de que o petista se tornou réu da Lava Jato, que a delação no qual a acusação é baseada parte de um "réu confesso e sem credibilidade".

Em sua delação premiada, Delcídio, que também se tornou réu, implicou Lula na tentativa de impedir que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró negociasse um acordo de delação premiada.

Veja a nota na íntegra:

O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não recebeu citação relativa a processo que tramita perante a 10ª. Vara Federal de Brasília (IPL n. 40755-27.2016.4.01.3400). Mas, quando isso ocorrer, apresentará sua defesa e, ao final, sua inocência será certamente reconhecida.

Lula já esclareceu ao Procurador Geral da República, em depoimento, que jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato.

A acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade - que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar.

Lula não se opõe a qualquer investigação, desde que realizada com a observância do devido processo legal e das garantias fundamentais.