ASSINE
search button

Brasil e México firmam acordo para proteger cachaça e tequila

Parceria foi firmada durante visita de José Serra ao México

Compartilhar

Os governos do Brasil e México assinaram um acordo para o reconhecimento mútuo da Cachaça e da Tequila, suas bebidas mais emblemáticas, incluindo indicações geográficas e produtos diferenciados.

A parceria, firmada pelo ministro mexicano de Economia, Ildefonso Guajardo, e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, José Serra, que visita o México, prevê a garantia da integridade da Cachaça e da Tequila e a comercialização em ambos os países.   

O principal objetivo é "não incentivar o comércio de produtos adulterados, já que não se permitirá a importação e comercialização dos mesmos, a menos que tenham sido produzidos no Brasil ou no México".   

Segundo um comunicado oficial do Ministério da Economia do México, o acordo certifica a proteção do produto fabricado no país em um mercado importante como o brasileiro.   

"Ele protege a indústria tequileira nacional da concorrência desleal, enquanto os consumidores têm a certeza de adquirir produtos que atendem aos mais altos padrões de qualidade, segurança e originalidade", diz o texto.   

Em fevereiro deste ano, o acordo entre as duas nações foi finalizado durante uma visita ao México do então ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Desde então, faltava apenas a assinatura do documento.   

Em 2015, o México exportou ao Brasil 1.358.169 milhões de litros de tequila, com um valor de U$S 8,9 milhões. Já a exportação da cachaça para o México totalizou U$S 65,4 mil equivalente a 40 mil litros da bebida, um valor baixo, mas esperado graças ao acordo alcançado após intensas negociações bilaterais.