ASSINE
search button

Serra faz comentário polêmico sobre Senado feminino no México

Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse, em viagem diplomática ao Peru nesta segunda-feira (25) que o alto número de parlamentares mexicanas é um "perigo" para os políticos homens brasileiros. A declaração foi dada durante encontro com a chanceler Claudia Ruiz Massieu.

"Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres", afirmou o ministro, segundo a agência de notícias AFP.

Além da delicada situação do governo interino, do qual Serra faz parte, de ser composto majoritariamente por homens, o próprio senador tucano já foi acusado de machismo. Uma das ocasiões ocorreu em um jantar no final de 2015, com a senadora Kátia Abreu (PMDB-CE), e culminou com uma taça de vinho atirada no rosto de Serra.

Serra se aproximou da então ministra da Agricultura enquanto ela conversava com outros senadores e afirmou: "Kátia, dizem por aí que você é muito namoradeira". Outros senadores tentaram consertar a gafe do tucano, mas Kátia não aceitou a ofensa e disparou: "Você é um homem deselegante, descortês, arrogante, prepotente. É por isso que você nunca chegará à Presidência da República. E, de mais a mais, nunca traí ninguém na minha vida".