ASSINE
search button

STF quebra sigilo bancário de Waldir Maranhão

Ministro Marco Aurélio Mello aceitou pedido da Procuradoria-Geral da República

Compartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a quebra do sigilo bancário do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PMDB-MA). A decisão foi do ministro Marco Aurélio Mello após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR alega que há indícios de que Maranhão recebeu vantagens "indevidas" para atuar em prol de prefeituras. O esquema envolvia investimentos de regimes de previdência de servidores públicos municipais.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (4), a assessoria de Maranhão afirmou que o parlamentar está "tranquilo". O texto divulgado pela equipe do presidente interino afirmou que a quebra de sigilo bancário é "absolutamente normal" em um "procedimento investigatório".

Na decisão, o ministro Marco Aurélio alegou que o pedido da procuradoria é relevante pois tem o objetivo de esclarecer a suposta participação de Maranhã no esquema ilegal. O pedido de quebrar o sigilo bancário da esposa do deputado não foi autorizado, no entanto.

Veja a nota na íntegra

A assessoria de comunicação do deputado Waldir Maranhão informa que o presidente interino considera que o pedido de quebra de sigilo bancário ao STF é absolutamente normal dentro de um procedimento investigatório e o parlamentar está à disposição para prestar esclarecimentos. O deputado está absolutamente tranquilo sobre a investigação. Quanto mais se investigar, mais se concluirá pela absolvição.