ASSINE
search button

Ibope: 39% reprovam governo Michel Temer

Pesquisa aponta ainda que 66% dos eleitores não confiam no presidente interino

Compartilhar

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (1º), pesquisa sobre a avaliação do governo do presidente interino Michel Temer. Consideraram ótimo ou bom 13% dos entrevistados; 36% avaliaram como regular; 39% acharam ruim ou péssimo e 13% não quiseram opinar.

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e realizada entre os dias 24 e 27 deste mês, ouvindo 2.002 pessoas, em 141 municípios.

A pesquisa Ibope também pediu aos entrevistados que comparassem as gestões de Temer e Dilma na Presidência da República.

O levantamento aponta que 23% dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor que o de Dilma; 44%, igual; 25%, pior; e 8% não souberam ou não responderam.

O Ibope também questionou sobre as perspectivas em relação ao "restante do governo": 24% responderam "ótimo/bom"; 32%, "regular"; 35%, "ruim/péssimo"; e 9% não souberam ou não responderam.

Outra avaliação foi sobre sobre “a maneira de governar” do presidente em exercício: 31% aprovaram; 53% desaprovaram; 16% não souberam ou não responderam. Com relação à confiança em relação ao presidente em exercício, 27% disseram confiar em Temer, enquanto 66% afirmaram não confiar; 7% não souberam ou não responderam.

O Ibope também perguntou a opinião dos eleitores sobre o noticiário em relação ao governo Temer: 18% acham que notícias foram "mais favoráveis" no período; 25% as avaliaram como "nem favoráveis nem desfavoráveis"; 40%, foram "mais desfavoráveis"; e 17% não souberam ou não responderam.

Com relação às notícias mais lembradas pelos entrevistados, os resultados foi o seguinte:  7%: "Afastamento de ministros do governo por denúncias de corrupção"; 5%: "Operação Lava Jato"; 3%: "Processo de cassação de Eduardo Cunha"; 3%: "Corrupção no governo (sem especificar)"; 3%: "Novos planos/medidas do governo".

Por área de atuação, a avaliação dos eleitores sobre a atuação do governo é a seguinte:

Meio Ambiente - Aprovam: 33%; Desaprovam: 55%

Não souberam/Não responderam: 12%

Educação - Aprovam: 30%; Desaprovam: 64%

Não souberam/Não responderam: 6%

Combate à fome e à pobreza - Aprovam: 30%; Desaprovam: 63%

Não souberam/Não responderam: 7%

Inflação - Aprovam: 29%; Desaprovam: 64%

Não souberam/não responderam: 7%

Combate ao desemprego - Aprovam: 27%; Desaprovam: 67%

Não souberam/não responderam: 6%

Segurança pública - Aprovam: 23%; Desaprovam: 72%

Não souberam/Não responderam: 5%

Saúde - Aprovam: 22%; Desaprovam: 73%

Não souberam/não responderam: 5%

Impostos - Aprovam: 17%; Desaprovam: 77%

Não souberam/não responderam: 6%

Taxa de juros - Aprovam: 16%; Desaprovam: 76%

Não souberam/Não responderam: 8%