ASSINE
search button

STF abre inquérito contra 4 senadores do PMDB: Renan, Jucá, Raupp e Barbalho

Compartilhar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou abertura de inquérito para investigar quatro senadores do PMDB: o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) Valdir Raupp (RO) e Jader Barbalho (PA).

A abertura de inquérito foi solicitada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em maio, e tem como base os depoimentos de delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral, antigo líder do governo no Senado e que teve o mandato cassado pelos colegas depois de ser preso pela Operação Lava Jato.

O inquérito tramita em segredo de Justiça e apura suposto pagamento de propina na construção da usina Belo Monte. O senador Edison Lobão (PMDB-MA) já é investigado no Supremo pelo mesmo motivo.

Segundo Janot, Delcídio do Amaral disse na delação que houve pagamento de “ao menos R$ 30 milhões, a título de propina pela construção de Belo Monte, pagos ao PT e ao PMDB” e que o dinheiro pago ao PT foi destinado à campanha da presidenta afastada Dilma Roussef.

No dia 20 de maio, após tomarem conhecimento do pedido de investigação de Janot, os senadores rebateram as declarações de Delcídio.

Janot diz que trabalho de investigação “não é fácil” e “não agrada ninguém”

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que a atividade de investigação “não é fácil” em alguns momentos e que “não agrada ninguém”. Janot participou hoje (14) de sessão extraordinária do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde recebeu apoio dos conselheiros.

“Agradeço as palavras de apoio e confesso que, em determinados momentos, não é fácil”, disse Janot, responsável pela apresentação de denúncias contra autoridades no âmbito da Operação Lava Jato. 

“Nesse momento de turbilhão que a gente vive, a vida é, de acordo com o desencadear dos fatos, é um verdadeiro carrossel. Você está do céu e ao inferno em 24 horas. Você não agrada ninguém, porque a atividade de investigação é sempre descobrir, e como a gente tem que investigar profissionalmente, a investigação profissional não tem cor, não tem ideologia, não tem lado”, acrescentou.

O procurador-geral defendeu a independência do Ministério Público e disse que, na democracia, o investigador não escolhe alvos. “Deus me livre do local em que o investigador possa escolher previamente a pessoa que quer investigar. Isso não é democracia, não é Estado de Direito. As investigações nos levam para um ou para outro caminho. O que acho é que temos quer ser retos enquanto atividade do Ministério Público, independentemente de quem deva ser, com todo o respeito e todas as garantias constitucionais, mas que deva ser investigada e republicanamente receber o mesmo tratamento, a mesma lei”, disse.

Prisão de autoridades

Na última sexta-feira (10), ao participar do encerramento de encontro com representantes do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, Janot negou que o vazamento de informações sobre os pedidos feitos ao Supremo Tribunal Federal (STF) para prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do senador Romero Jucá (PMDB-RR), do ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava Jato tenha partido do MPF.

Na ocasião, sem citar nomes, o procurador rebateu críticas sobre o vazamento de informações e disse que as insinuações são um “efeito colateral do trabalho sério e responsável” que vem desenvolvendo e que não possui “transgressores preferidos” e que isso é demonstrado pelo “leque sortido” de autoridades investigadas e processadas.

Com Agência Brasil