ASSINE
search button

Michel Temer recebe Gilmar Mendes no Palácio do Jaburu

Ministro assume nesta terça julgamento de maioria dos inquéritos da Lava Jato

Compartilhar

O presidente interino Michel Temer recebeu na noite deste sábado (28) no Palácio do Jaburu uma visita do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. Deputados e senadores alertavam nas redes sociais que o compromisso não constou na agenda oficial do presidente interino.

Gilmar Mendes é relator do processo que analisa as contas da campanha da chapa da presidente afastada Dilma Rouseff e do seu vice e agora presidente interino, no TSE. 

O ministro também assume na próxima terça-feira (31) a presidência da Segunda Turma do STF, responsável pelo julgamento da maioria dos inquéritos sobre participação de políticos no esquema investigado pela Lava Jato. 

O senador Humberto Costa (PT) destacou em publicação no Twitter: "Temer e Gilmar têm encontro secreto e misterioso na noite de sábado". 

O deputado federal Ivan Valente (PSOL), também comentou sobre o encontro: "Gilmar Mendes o 'imparcial' visitou Temer na noite de sábado no meio do feriado c/vazamentos de Machado. Depois dizem que o povo é desconfiado."

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) chamou a atenção para a ausência do encontro na agenda oficial de Michel Temer. "Imprimi agora. Não consta nada na agenda oficial de Temer ontem. O encontro com Gilmar Mendes não foi oficial."

Gravações e Lava Jato

Michel Temer enfrentou uma de suas primeiras crises de governo em meio a gravações que apontaram para um esforço para paralisar as investigações da Lava Jato com a saída da presidente Dilma Rousseff do poder. Os áudios influenciaram, inclusive, a saída do governo Temer de um dos principais aliados e articuladores do impeachment, Romero Jucá (PMDB).

Recentemente, entre gravações e denúncias de que o senador Aécio Neves (PSDB) seria um dos mais vulneráveis em relação à corrupção neste país, o ministro do STF Gilmar Mendes mandou o processo contra o tucano de volta para Rodrigo Janot. 

A assessoria de Michel Temer informou que Gilmar Mendes solicitou o encontro para discutir o orçamento do TSE.