ASSINE
search button

'Meta é reduzir direitos trabalhistas', diz Bresser-Pereira sobre impeachment

Para jurista, outro motivo é paralisar investigações da Lava Jato

Compartilhar

Para o jurista Luiz Carlos Bresser-Pereira, a paralisação da Operação Lava Jato era um dos motivos para o impeachment de Dilma Rousseff, conforme sugeriu conversa entre o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que acabou vindo a público pela imprensa na segunda-feira (23). No entanto, não era o único.

Em texto publicado em sua página pessoal na rede social facebook, o ex-ministro de FHC ressaltou que a razão principal para a saída de Dilma é implementar a redução direitos sociais dos trabalhadores.

"A meta fundamental dos impichadores é reduzir os direitos sociais dos trabalhadores, e o governo informa que, para isto apresentará quatro reformas constitucionais: desvinculação das despesas com educação e saúde da receita e teto para elas; autorização para que os acordos sindicais prevaleçam sobre a legislação trabalhista; desvinculação de benefícios sociais do salário mínimo; e definição da idade mínima para a previdência", escreveu Bresser-Pereira.

Para ele, ajustes são necessários, mas deveriam ser medidas pontuais: "Quanto às reformas constitucionais, é realmente necessário fazer alguma coisa, mas não da forma violenta que está sendo proposta. Uma desvinculação de 20% é razoável, e realmente é necessário estabelecer uma idade mínima de 65 anos, mas com um amplo prazo de carência, porque não há problema fiscal agudo na previdência hoje. A desvinculação dos benefícios sociais do salário mínimo não é necessária, mas sua manutenção significa que o salário mínimo não deverá aumentar mais, em termos reais, do que a produtividade".