ASSINE
search button

Pedro Parente será o novo presidente da Petrobras

Ex-ministro de FHC se reuniu com Michel Temer nesta quinta-feira

Compartilhar

O novo presidente da Petrobras, Pedro Parente, garantiu, em coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (19), que não haverá indicações políticas em cargos da estatal. Ele afirmou que a diretriz é uma recomendação do presidente interino Michel Temer, com quem ele se reuniu nesta quinta, antes que o Planalto anunciasse a mudança no comando da empresa.

"Não haverá indicações políticas na Petrobras. Essa é uma orientação do presidente Temer", disse Parente, acrescentando que não estava em seus planos assumir o comanda da Petrobras, mas que a partir de agora assume a tarefa de "reconstruir a empresa".

Mais cedo, a assessoria de imprensa de Temer anunciou Parente como substituto de Aldemir Bendine, que está no comando da estatal desde o início de 2015, quando Graça Foster renunciou ao cargo após o surgimento da Operação Lava Jato, que investiga denúncias de corrupção na empresa.

Parente tem 63 anos, é nascido no Rio de Janeiro, foi ministro da Casa Civil e secretário-executivo da Fazenda, sob o comando de Pedro Malan, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Nesta manhã, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o presidente interino Michel Temer havia feito o convite a Pedro Parente. Mais tarde, foi confirmada a informação de que o ex-ministro de FHC estaria a caminho do Palácio do Planalto para conversar com Temer.

Em reportagem desta quinta-feira (19) no Valor Econômico, familiares e pessoas próximas de Parente disseram que ele estava resistente a aceitar o convite. O motivo seria o desgaste vivido pelo ex-ministro durante 10 anos para se livrar de pendências jurídicas depois de deixar o setor público.