ASSINE
search button

Bolsonaro é declarado ‘persona non grata’ em sua cidade natal

Moção de protesto foi votada pela Câmara de Campinas, após ofensa a políticos

Compartilhar

O deputado federal Jair Bolsonaro foi considerado "persona non grata" na Câmara Municipal de Campinas, sua cidade natal, nesta segunda-feira (16). Em uma entrevista ao jornal Correio Popular, o deputado chamou os vereadores de "desocupados" e "otários". Bolsonaro fez carreira política no Rio, mas nasceu e chegou a estudar em Campinas, no interior de São Paulo.

O documento encaminhado a Bolsonaro diz que a Câmara "discorda da clara tentativa de desqualificar o Poder Legislativo municipal". "Diante de tamanha ofensa aos trabalhos desta Nobre Casa Legislativa, discordamos da clara tentativa de desqualificar o Poder Legislativo municipal e entendemos que o parlamentar passa a ser persona non grata em Campinas", informou.

A Câmara tinha aprovado um documento de repúdio a homenagem que Bolsonaro fez ao torturador Brilhante Ustra, durante a votação do impeachment de Dilma na Câmara dos Deputados -- o que gerou as críticas do deputado aos vereadores no Correio Popular.

"Essa Câmara Municipal de vocês aí é fraca. Estou me lixando para esses vereadores que votaram isso. Eles não têm o que fazer, são uns desocupados? Esses vereadores são uns otários", disse o parlamentar na entrevista publicada em 1º de maio, sobre a moção aprovada no município.

>> OAB/RJ vai ao STF para cassar o mandato de Jair Bolsonaro por apologia à tortura