ASSINE
search button

Dalmo Dallari: “Eduardo Cunha se beneficiou do cuidado das autoridades”

Para jurista, decisão poderia ter partido da Câmara, que foi "lamentavelmente omissa"

Compartilhar

Foram necessários mais de quatro meses para que um ministro do Supremo Tribunal Federal acatasse o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e afastasse temporariamente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado e, consequentemente, da Presidência da Câmara. De dezembro do ano passado até agora, ele colocou em votação o impeachment da presidente Dilma Rousseff e manobrou inúmeras vezes o Regimento Interno da Casa para se salvar da cassação no Conselho de Ética.

Nesses meses, o Supremo foi alvo de críticas e acusado de morosidade nas redes sociais e pela imprensa brasileira e internacional. Em entrevista ao Jornal do Brasil, o jurista Dalmo Dallari disse que o tempo do STF se justifica pela gravidade e pelo impacto de se afastar o chefe de um Poder, no caso o Legislativo. Na opinião de Dalmo, porém, o problema foi que o peemedebista aproveitou o longo intervalo entre a denúncia de Janot no STF e a decisão liminar de Teori Zavascki na manhã desta quinta-feira (5).

“Havia, por parte do Supremo, o temor com as conseqüências muito negativas. É muito impactante o enquadramento do presidente do Legislativo. Há, sem dúvidas, conseqüências muito grandes. Por isso, houve amadurecimento e cuidado com a decisão. Por outro lado, ele (Cunha) se beneficiou muito desse cuidado das autoridades de não chegarem rápido a uma decisão tão grave”, afirmou Dallari. 

Ainda de acordo com o jurista, o referido enquadramento do peemedebista poderia ter sido tomado com mais agilidade se tivesse partido da própria Câmara. Para ele, a Casa Legislativa “deixou de lado a ética e o direito, em benefício das relações pessoais do presidente da Câmara com seus aliados”, afirmou Dallari. “A Câmara dos Deputados foi lamentavelmente omissa. A brincadeira que fazem por aí, é que é pura verdade, é a de que não temos uma casa parlamentar, mas uma casa pra lamentar”, acrescentou.

Dallari comentou, também, o uso da palavra “delinquente” por Rodrigo Janot para qualificar Eduardo Cunha. Para o jurista, houve um pouco de “exagero” apenas por uma questão de “convenção social”, mas o significado da palavra, ainda segundo ele, se aplica ao deputado, já que ele está sendo enquadrado na condição de criminoso.

“O delinquente é aquele que pratica crimes. Eduardo está sendo enquadrado exatamente nessa condição. Acho que talvez não fosse conveniente, enquanto não houver alguma decisão judicial e aplicando o princípio de presunção da inocência. Houve um exagero no uso da expressão, mas isso não prejudica o andamento do processo, é apenas uma questão de convenção social, mas não é uma ilegalidade (o uso da palavra)”, argumentou o jurista.