ASSINE
search button

Intelectuais preparam carta ao STF pedindo condução serena da missão constitucional

Verissimo, Nicolelis, Boff, Bresser-Pereira e Maria da Conceição Tavares estão entre os que assinam

Compartilhar

Intelectuais elaboraram uma carta  a ser encaminhada ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na qual fazem um um apelo à "isenção de que tanto necessita hoje a sociedade civil."

"Quanto mais se acirra a luta partidária no âmbito do Congresso Nacional e quanto mais se agravam os percalços ao exercício da governabilidade, tanto mais se consolida a imagem do Supremo Tribunal Federal como fiel da balança capaz de harmonizar os poderes legitimamente constituídos", destacam os intelectuais.

A carta é assinada por Luís Fernando Veríssimo, Leonardo Boff, Miguel Angelo Laporta Nicolelis, Maria da Conceição Tavares, Alfredo Bosi, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luiz Carlos Bresser-Pereira, entre outras autoridades.

Veja a carta:

Exmo. Sr.

Ricardo Lewandowski

Presidente do Supremo Tribunal Federal        

Em face da crise política que atualmente afeta a nação, nós, cidadãos brasileiros, dirigimo-nos à Suprema Corte convictos de que tão somente nesta última instância da magistratura encontra-se a perfeita isenção de que tanto necessita hoje a sociedade civil.

Quanto mais se acirra a luta partidária no âmbito do Congresso Nacional e quanto mais se agravam os percalços ao exercício da governabilidade, tanto mais se consolida a imagem do Supremo Tribunal Federal como fiel da balança capaz de harmonizar os poderes legitimamente constituídos.

Imbuídos da confiança na racionalidade inerente às decisões do STF, não propomos, neste documento, entrar no mérito dos conflitos que envolvem os poderes executivo e legislativo bem como determinados procedimentos da Polícia Federal e do Ministério Público.

Tampouco  nos cabe particularizar aspectos controversos da mídia, cujo dever é o de informar escrupulosamente os seus espectadores ou leitores, dando lugar à defesa cabal de todo e qualquer cidadão indiciado , cuja honra pessoal não deve pender de opiniões aleatórias divulgadas antes do julgamento nos foros competentes.

O propósito explícito desta missiva é o de transmitir à Suprema Corte a nossa convicção de que continuará a exercer serenamente a sua missão constitucional: única via de saída democrática para a presente conjuntura política.

Alfredo Bosi – Professor de Literatura Brasileira da USP – Membro da Academia Brasileira de Letras

Maria da Conceição Tavares – Economista e Professora Emérita da Universidade Federal do RJ

Luís Fernando Veríssimo – Escritor, além de jornalista, tradutor, roteirista e músico. Já recebeu prêmios como o 'Juca Pato' e o 'Prix Deus Oceans do Festival de Culturas Latinas de Biarritz' por suas obras. 

Jorge Furtado – Cineasta. Foi um dos fundadores da 'Casa de Cinema de Porto Alegre' e trabalha como roteirista da TV Globo desde 1990. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive no Festival de Berlim.Em 2003 ganhou o 'Grande Prêmio Cinema Brasil' pelo longa-metragem "O homem que copiava". 

Giba Assis Brasil – Cineasta, fundador da 'Casa de Cinema de Porto Alegre', e um dos maiores montadores de cinema do Brasil. 

Leonardo Boff – Teólogo, escritor, e professor universitário. É um dos grandes expoentes da 'Teologia da Libertação' no Brasil, conhecido internacionalmente por sua forte defesa dos direitos dos pobres e por sua atuação em relação a questões ambientais. Já recebeu prêmios como o 'Prêmio Nacional de Direitos Humanos' e o 'Herbert Haag Preis Freiheit in der Kirche', na Suíça. É colunista do Jornal do Brasil. 

Jesse Souza – Presidente do Ipea. Se formou em direito pela Universidade de Brasília, onde também concluiu seu mestrado em sociologia. Posteriormente, doutorou-se em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, na Alemanha.Também fez pós-doutorado em sociologia na New School For Social Research, Nova York. É professor titular de ciências políticas na Universidade Federal Fluminense (UFF) e já escreveu 22 livros, em português, inglês e alemão. 

Luiz Gonzaga Belluzzo – Economista, um dos fundadores da Unicamp. Entre 1974 e 1992 foi assessor econômico do PMDB. Durante o governo do ex-presidente José Sarney, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Em 2001, foi incluído no 'Biographical Dictionary of Dissenting Economists' entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX. Dentre outros prêmios, recebeu o 'Juca Pato', em 2005, e foi presidente do Palmeiras no biênio 2009/2010. 

Paul Israel Singer – Secretário Nacional de Economia Solidária. Nascido na Áustria, o economista já lecionou em universidades como a PUC-SP, onde foi chefe do Departamento de Economia, e ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Exerceu o cargo de secretário de Planejamento da cidade de São Paulo, durante a gestão da ex-prefeita, Luiza Erundina. 

Paulo Sergio Pinheiro – Ex-Ministro da Secretaria de Estados dos Direitos Humanos, é também professor no Watson Institute da Brown University, em Providence, EUA. 

José Luís Fiori – Cientista Político, é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Walnice Nogueira Galvão – Professora Emérita da FFLCH-USP

Laura Tavares – Pesquisadora da Flacso Brasil

Marco Lucchesi – Membro da Academia Brasileira de Letras, poeta, escritor, romancista e ensaísta. É professor de Literatura Comparada da UFRJ, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Samuel Pinheiro Guimarães – Embaixador, já ocupou inúmeros cargos públicos. 

Evaristo de Moraes Filho – Membro da Academia Brasileira de Letras, escritor e professor universitário

João Manuel Cardoso de Mello – Um dos fundadores da Unicamp e da FACAMP, é tido como um dos maiores intelectuais brasileiros vivos. 

Eric Nepomuceno – Jornalista, escritor, produtor e documentarista renomado. 

Maria Victória de Mesquita Benevides Soares – Socióloga, Professora Titular da Faculdade de Educação da USP

André Victor Singer – Cientista Social, jornalista, mestre, doutor e livre-docente em Ciência Política, foi Porta-voz e Secretário de Imprensa da Presidência da República

Maria Rita Bicalho Kehl -  Psicanalista, jornalista, ensaísta, poetisa, e crítica literária. Recebeu o 'Prêmio Jabuti de Literatura' em 2010. 

Ennio Candotti – Diretor do Museu da Amazônia

Miguel Angelo Laporta Nicolelis – Médico e neurocientista, foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo na década passada pela tradicional revista 'Scientific American'. Nicolelis foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista 'Science'. Coleciona prêmios, como o 'Thomas Langford Lectureship Award', pela Duke University, e o 'America´s Best and Brightest', organizado pela Esquire Magazine. 

Tania Bacelar de Araujo  Economista, professora aposentada da UFPE

Luiz Carlos Bresser-Pereira – Economista, Cientista Político, Administrador de empresas e formado em Direito. Dentre inúmeros cargos públicos, foi Ministro da Fazenda do Governo FHC.