Jornal do Brasil

Sábado, 28 de Maio de 2016

País

Ministério Público de São Paulo denuncia Lula por lavagem de dinheiro

Denúncia não tem relação com as investigações da operação Lava Jato

Jornal do Brasil

O Ministério Público Estadual de São Paulo (PM-SP) protocolou na noite desta quarta-feira (9) na Justiça denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A investigação não tem relação com as investigações em curso na operação Lava Jato e vinha sendo desenvolvida desde agosto do ano passado. As denúncias envolvem o triplex no Guarujá, que é alvo na operação sobre a Petrobras. 

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o crime de ocultamento de imóvel enquadra-se como uma das modalidades de lavagem de dinheiro. 

O Ministério Público informou que fará uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10), às 15h, para detalhar o processo da investigação e apresentar provas a respeito da denúncia.

À reportagem da Folha, o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, disse que desconhece o conteúdo da denúncia. "Essa ação só confirma a parcialidade com que o assunto está sendo conduzido. Essa denúncia foi anunciada no dia 22 janeiro para a revista Veja, antes de ele [promotor Cássio Conserino, autor da denúncia] concluir as investigações. O Conselho Nacional do Ministério Público já disse que ele não é o promotor natural do caso e isso será levado a Justiça".

A defesa de Lula vem questionando no Supremo Tribunal Federal a investigação conduzida em duas frentes - em Curitiba e em São Paulo e pede a suspensão desta última.

>>Em encontro com senadores, Lula ataca Lava Jato e descarta virar ministro

>>Instituto Lula acusa Lava Jato de sequestro ilegal de informações

>>Justiça autoriza ex-presidente Lula a acessar processos

Tags: denúncia, ex-presidente, instituto lula, investigação, lava jato, lavagem de dinheiro, Lula, ministério público, mpsp, presidente, PT, são paulo

Compartilhe: