ASSINE
search button

Ministério Público de São Paulo denuncia Lula por lavagem de dinheiro

Denúncia não tem relação com as investigações da operação Lava Jato

Compartilhar

O Ministério Público Estadual de São Paulo (PM-SP) protocolou na noite desta quarta-feira (9) na Justiça denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A investigação não tem relação com as investigações em curso na operação Lava Jato e vinha sendo desenvolvida desde agosto do ano passado. As denúncias envolvem o triplex no Guarujá, que é alvo na operação sobre a Petrobras. 

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o crime de ocultamento de imóvel enquadra-se como uma das modalidades de lavagem de dinheiro. 

O Ministério Público informou que fará uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10), às 15h, para detalhar o processo da investigação e apresentar provas a respeito da denúncia.

À reportagem da Folha, o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, disse que desconhece o conteúdo da denúncia. "Essa ação só confirma a parcialidade com que o assunto está sendo conduzido. Essa denúncia foi anunciada no dia 22 janeiro para a revista Veja, antes de ele [promotor Cássio Conserino, autor da denúncia] concluir as investigações. O Conselho Nacional do Ministério Público já disse que ele não é o promotor natural do caso e isso será levado a Justiça".

A defesa de Lula vem questionando no Supremo Tribunal Federal a investigação conduzida em duas frentes - em Curitiba e em São Paulo e pede a suspensão desta última.

>>Em encontro com senadores, Lula ataca Lava Jato e descarta virar ministro

>>Instituto Lula acusa Lava Jato de sequestro ilegal de informações

>>Justiça autoriza ex-presidente Lula a acessar processos