ASSINE
search button

Governo adia para março anúncio de cortes no Orçamento 

Compartilhar

Em reunião nesta quinta-feira (11) com os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Nelson Barbosa (Fazenda), Valdir Simão (Planejamento), a presidente Dilma Rousseff decidiu adiar o anúncio de gastos no Orçamento da União para março. Em interpretação anterior, o Palácio do Planalto havia entendido que o prazo seria esta sexta-feira (12), mas o limite para o anúncio é, de fato, o dia 23 de março.

A mudança de data tem a intenção de evitar cortes em áreas essenciais, como programas sociais, e amarrar melhor as contas, com um estudo mais detalhado do Orçamento para que os cortes sejam seletivos.

Outro objetivo do Planalto é encontrar o tom certo e o consenso do PT e da base aliada na proposição de reformas e de pontos do ajuste e da reforma fiscal. Com isso, o governo reconquista, também, a confiança do mercado e dá mais sinais de cumprimento das metas estabelecidas, além de tentar cumprir a meta de superávit primário de 0,5% do PIB (economia para pagar os juros da dívida), estabelecida para 2016.