ASSINE
search button

Nova York faz o que Brasil já havia implantado em 2008

Orelhões estão sendo substituídos por internet banda larga

Compartilhar

A moderna cidade de Nova York, maior consumidora de dados-internet dos Estados Unidos, decidiu fazer o que o ministro das Comunicações do governo Lula, Hélio Costa, fez no Brasil, em 2008: substituir novos orelhões de telefonia fixa por internet banda larga. A única diferença é que em Nova York o usuário tem acesso conectando o celular em uma porta USB no aparelho de telefone fixo. 

No Brasil, o ministro Hélio Costa fez um acordo com as operadoras de telefonia fixa, que tinham uma obrigação contratual de instalar novos orelhões nas grandes cidades, que imediatamente eram destruídos por vândalos, para substituí-los por Internet banda larga nas escolas públicas. Assim, cerca de 63 mil escolas, em todo o território nacional, receberam a banda larga, sem fio, com acesso livre a todos.

Em Nova York, a troca dos antigos orelhões por quiosques de internet de alta velocidade, oferecida sem cobrança por um consórcio de empresas, começou há algumas semanas. O contrato com a prefeitura, com vigência de 12 anos, prevê arrecadação de US$ 500 milhões em receita para a cidade na instalação de ao menos 7.500 quiosques, batizados de LinkNYC.

Os quiosques oferecem wi-fi, ligações nacionais, entradas para carregar aparelhos de celular e dispositivo de bluetooth, entre outros serviços.