ASSINE
search button

Chico Buarque e Dado Villa-Lobos gravam música em apoio a estudantes

Dezoito artistas da música brasileira cantam 'O Trono do Estudar', de Dani Black

Compartilhar

A música "O Trono do Estudar", composta por Dani Black em apoio à luta dos estudantes de São Paulo contra medida do governo estadual, ganhou a voz de dezoito artistas da música brasileira, entre eles Chico Buarque, Dado Villa-Lobos, Paulo Miklos e Zélia Duncan. Eles fizeram uma gravação em estúdio, disponibilizada em vídeo na internet pela rede de mobilização independente Minha Sampa.

A chamada “reorganização” proposta pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), fecharia quase 100 unidades de ensino e geraria a transferência de milhares de alunos, que ocuparam dezenas de escolas, fizeram protestos nas ruas e conquistaram a suspensão da medida.

"E tem que honrar e se orgulhar do trono mesmo e perder o sono mesmo pra lutar pelo o que é seu. Que neste trono todo ser humano é rei, seja preto, branco, gay, rico, pobre, santo, ateu. Pra ter escolha, tem que ter escola, ninguém quer esmola, e isso ninguém pode negar. Nem a lei, nem estado, nem turista, nem palácio, nem artista, nem polícia militar. Vocês vão ter que engolir e se entregar. Ninguém tira o trono do estudar", diz trecho da canção interpretada pelos artistas.

Confira o vídeo gravado pelos artistas: 

Dani Black fez a música especialmente para a Ocupação das escolas em uma madrugada, para cantar no evento Virada Ocupação, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, que reuniu artistas como Tiê, Criolo, Pitty e Emicida. "Em apenas dois dias, a música se espalhou pela rede de modo violento, tendo milhares de compartilhamentos e mais de 500 mil visualizações. Mas melhor do que isso: virou ação", escreveu o músico em rede social.

A mobilização dos estudantes em São Paulo contra a medida do governo paulista sensibilizou o país e atraiu o apoio de diversas pessoas. Nomes como David Harvey, Fábio Konder Comparato, Maria Rita Kehl, Ricardo Antunes e Vladimir Safatle chegaram a assinar um manifesto contra a “reorganização escolar”, alertando que o projeto do governo tucano foi construído "a toque de caixa", sob justificativas "frágeis ou questionáveis".

Depois que o governo de São Paulo suspendeu a reorganização, no dia 4 de dezembro, os estudantes passaram a desocupar as escolas, mas continuam engajados na pauta da educação pública de qualidade. “É importante que fique claro que estamos saindo das escolas, mas não estamos saindo da luta. E que essa escolha de maneira nenhuma significa ceder às pressões do governo do estado e das entidades burocráticas", diz manifesto publicado por estudantes em redes sociais.

>> Governo de São Paulo suspende reorganização escolar

>> Popularidade de Alckmin registra pior marca, diz Datafolha

>> Intelectuais e artistas assinam manifesto em apoio às escolas de São Paulo

Confira a letra da canção de Dani Black:

O trono do estudar

Ninguém tira o trono do estudar 

Ninguém é o dono do que a vida dá

E nem me colocando numa jaula porque sala de aula essa jaula vai virar

A vida deu os muitos anos da estrutura 

Do humano à procura do que Deus não respondeu

Deu a história, a ciência, arquitetura, deu a arte, deu a cura e a cultura pra quem leu

Depois de tudo até chegar neste momento me negar conhecimento é me negar o que é meu

Não venha agora fazer furo em meu futuro

Me trancar num quarto escuro e fingir que me esqueceu

Vocês vão ter que acostumar.

Ninguém tira o trono do estudar 

Ninguém é o dono do que a vida dá

E nem me colocando numa jaula porque sala de aula essa jaula vai virar

E tem que honrar e se orgulhar do trono mesmo e perder o sono mesmo pra lutar pelo o que é seu

Que neste trono todo ser humano é rei, seja preto, branco, gay, rico, pobre, santo, ateu

Pra ter escolha, tem que ter escola, ninguém quer esmola, e isso ninguém pode negar

Nem a lei, nem estado, nem turista, nem palácio, nem artista, nem polícia militar

Vocês vão ter que engolir e se entregar

Ninguém tira o trono do estudar