ASSINE
search button

PF vai intimar Lula para depor sobre suposta venda de medidas provisórias

Compartilhar

A Polícia Federal emitiu mandado para o ex-presidente Lula fosse intimado a prestar depoimento na Operação Zelotes. O mandado é do dia 3 de dezembro, mas só foi divulgada para a imprensa nesta sexta-feira (11). Lula deve ser ouvido na próxima quinta-feira (17), em Brasília, na sede da Polícia Federal.

Durante seu mandato, o ex-presidente assinou as medidas provisórias (MPs) 471/2009 e 512/2010, respectivamente em 2009 e 2010. As duas medidas estão sendo investigadas sob suspeita de terem sido compradas em esquema de corrupção envolvendo montadoras de veículos e lobistas. Eles se beneficiaram do adiamento dos incentivos ficais por causa dessas normas.

Luís Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, recebeu, segundo as investigações, R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni, que foi a consultoria contratada por essas montadoras de veículos para fazer o lobby pelas medidas provisórias. Mauro e Cristina Marcondes, sócios desta consultoria, já foram denunciados e estão presos. Luis Claudio Lula da Silva já prestou depoimento para a PF. 

O ex-ministro Gilberto Carvalho também é alvo das investigações sobre a suposta compra de MPs. As investigações se concentram no período em que ele era chefe de gabinete do ex-presidente Lula. E-mails indicam relação de proximidade dele com o lobista Mauro Marcondes. Luís Claudio e Gilberto Carvalho tem negado envolvimento no esquema de compra de MPs, assim como a MMC. A CAOA não tem se manifestado sobre o assunto.

Até o momento, a Justiça aceitou denúncia do Ministério Público contra 16 pessoas suspeitas de participar do suposto esquema de compra de medidas provisórias acusadas pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e extorsão.