ASSINE
search button

General que organizava segurança dos Jogos pede pra sair

Motivo é desentendimento com ministro da defesa, Aldo Rebelo (PCdoB)

Compartilhar

O general José Carlos De Nardi deixa a chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), depois de cinco anos à frente do cargo. A saída era um antigo pleito das três Forças, que defendem que o sistema de rodízio deveria ser instalado neste tipo de posto, no Ministério da Defesa. O general De Nardi será substituído pelo almirante Ademir Sobrinho, que atualmente ocupa a chefia de Operações Conjunta das Forças Armadas. 

A saída de De Nardi está ligada à um desentendimento com o ministro da defesa, Aldo Rebelo (PCdoB). O militar trabalhava na coordenação da segurança dos Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de janeiro, em 2016. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o general criticou a decisão do governo de liberar o visto para turistas durante a Olimpíada, sob a alegação de que era menos uma barreira para conter pessoas que viessem para praticar crime no Brasil.

O general afirmou que a decisão não era do Ministério da Defesa. De Nardi coordenou ainda ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro, quando as Forças Armadas foram convocadas para assumir o controle das Favelas do Alemão e da Maré.