ASSINE
search button

Estudantes protestam contra medidas anunciadas por Alckmin em São Paulo

Compartilhar

Pouco mais de 30 estudantes foram às ruas da Zona Sul de São Paulo nesta terça-feira (1) protestar contra a proposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de dividir parte dos colégios por ciclos únicos de ensino (anos iniciais e finais do fundamental e médio) a partir do ano que bem.

De acordo com a Polícia Militar, a manifestação teve início por volta de 7h20, quando alguns alunos colocaram cadeiras na ponte João Dias para impedir o fluxo de veículos. Duas das três faixas da ponte ficaram interditadas por cerca de uma hora e meia. 

Com a restrição, motoristas que circulavam pela região enfrentaram retenções. Os estudantes também seguravam cartazes para protestar contra as medidas anunciadas pelo governo estadual. Esse é o segundo dia de bloqueio de importantes vias de São Paulo. Na noite de ontem, alunos da escola Professor Silvio Xavier Antunes, do Piqueri (Zona Norte), fecharam as pistas da marginal Tietê em um ato com 30 minutos de duração. 

Estudantes do colégio Fernão Dias, em Pinheiros (Zona Oeste) também interditaram os dois sentidos da avenida Faria Lima por quase três horas. Segundo o último balanço da Secretaria de Educação, pelo menos 194 instituições de ensino estão ocupadas por estudantes. Os ocupantes dizem que só sairão das escolas quando Alckmin anunciar que as propostas de reorganização serão deixadas de lado. O governo, por sua vez, afirma que só considera renegociar o plano caso as unidades sejam desocupadas.