ASSINE
search button

Banqueiro André Esteves é transferido para Bangu 8

Ministro Teori Zavascki, do STF, negou o pedido de revogação da prisão temporária

Compartilhar

O banqueiro André Esteves, presidente do BTG Pactual, foi transferido na noite de quinta-feira (26/11) para o presídio Bangu 8, na Zona Oeste. Como Esteves tem curso superior, tem direito a ficar em cela especial, por isso foi levado para a unidade prisional.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, negou, o pedido de revogação da prisão temporária do banqueiro. 

O advogado de Esteves, Antonio Carlos de Almeida, o Kakay, havia entrado com o pedido sob a alegação de que os fundamentos que justificariam a prisão temporária –possibilidade de obstruir investigações ou de fuga – não mais existiriam.

Esteves está preso desde quarta-feira suspeito de obstruir as investigações do esquema de corrupção da Petrobras junto com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Os dois teriam negociado a compra do acordo de delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para não serem citados, prometendo uma mesada de R$ 50 mil, além de tratarem de fuga.

O dono do BTG Pactual cumpre a prisão temporária em cela da Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio. A PF, no entanto, informou ao ministro do Supremo que não tinha condições de mantê-lo no local porque é a única superintendência do país que não possui um sistema para custódia de presos. Por isso, todos os detentos levados para o local passam, geralmente, uma única noite antes de seguirem para um presídio do sistema penitenciário do Rio.