ASSINE
search button

Governo ganha sobrevida com votações da base aliada, mas é cedo para euforia

Veja quadro das últimas vitórias do Planalto junto ao Parlamento

Compartilhar

A manutenção dos vetos no teste de fogo da presidente Dilma Rousseff revela que o governo ganhou sobrevida no Congresso, notadamente a Câmara dos Deputados. Os resultados, entretanto, desaconselham maiores euforias, como avocar para si a coordenação da CPMF. Para aprovar a PEC do novo tributo serão necessários 308 votos e o governo, analisando as votações mais simbólicas dos vetos e as elevadas dissidências, ainda está muito longe da meta.

Agravante para este quadro é o fato de que o imposto sobre cheques deverá ser apreciado muito próximo às eleições municipais e dentro de um quadro de acentuada deterioração econômica, sobretudo nas taxas de desemprego. Os índices, já preocupantes, tendem a aumentar assim que entrar em vigor o fim das desonerações para 56 setores. Outro fator determinante será a popularidade de Dilma Rousseff no momento da votação. Tudo indica que ela não tem instrumentos para recuperar bons números neste aspecto.

>> Delcídio comemora vitórias do governo no Congresso

É relevante observar (no quadro abaixo) os votos e defecções na base governista em votações-chave. A alta infidelidade é um padrão e os percentuais são praticamente estáveis com oscilações por partido e por tema votado. O PRB (Ministério dos Esportes), por exemplo, apresentou taxa de traição superior a 50% em todos votações. O PP (Ministério da Integração Nacional) traiu majoritariamente em duas votações, o PDT (Comunicações) e o PSD (Cidades) em uma votação e o PR (Transportes) muito próximo de 50% em duas votações.

Registre-se que na MP 688 (hidrelétricas) o governo obteve 257 votos. Foi uma das raras vezes no ano em que obteve mais do que 50% + 1 dos votos da Câmara. Na repatriação foram 230 manifestações pró-governo e no veto do Judiciário 132 votos que se somam a ausentes (119) e abstenções (11).

Percentual de infidelidade na base governista                   

                            PRB     PP     PDT     PSD     PR     PMDB     PT     Pros     PCdoB     

 MP 688                 55%     50%     47%     47%     47%     33%     11%     17%       0%

Repatriação           60%     53%     63%     59%     47%     24%      8%      33%       0%

Veto (Judiciário)   55%     41%     42%     38%     21%     39%     15%      33%      15%