ASSINE
search button

As borbulhas do ministro Joaquim Levy  

Compartilhar

Uma semana depois de ser massacrado durante o jantar com senadores, o ministro Joaquim Levy retornou ao Senado nesta terça-feira (17) para uma reunião com os líderes em um ambiente bem mais ameno e pitoresco.

Depois de ser tranquilizado pelos líderes quanto à manutenção dos vetos, Levy pediu a palavra em torno de um projeto de Decreto Legislativo, já aprovado na Câmara, que mantém o pagamento do seguro defeso aos pescadores. No Senado quem organiza a pescaria é o senador Omar Aziz (PSD-AM).

“Vou falar de corda em casa de enforcado. Esse negócio do peixinho... R$ 1,5 bi para pagar nos 120 dias de duração do defeso. Tem gente que mata vaca e não acaba com as vacas. A revisão desse gasto é importante. O pescador pode trabalhar, o peixinho ovado não é problema, não vai acabar. Se aprovado, passou o defeso, o dinheiro já foi”, apelou o ministro.

A indiferença ecológica do ministro com as vacas e os peixinhos encontrou resistência apenas na senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Levy ganhou solidariedade dos líderes do PMDB, Eunício Oliveira, do PR, senador Blairo Maggi (PR-MT), e até do líder dos tucanos, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Os três de estados produtores de pescado.

“É preciso ajustar este programa, suspender o pagamento e recadastrar. Não é um programa feito para pescador”, sustentou Eunício.

“Este programa beneficia quem não pesca. Quem tá chiando nunca pegou em um caniço”, reforçou Cunha Lima.

Além da pescaria, Levy, sufocado pelo fogo amigo do PT, que insiste em substituí-lo por Henrique Meirelles no aquário da Fazenda, fez um segundo apelo aos senadores em relação ao projeto de repatriação de ativos. O ministro pediu que o Senado restabeleça a proposta original destinando os recursos para criação do Fundo do ICMS.

“Se os recursos forem para o ICMS criamos um espaço fiscal. Isso ajuda a sair da pauta ao ajuste. Se entrar no fundo de participação, o dinheiro que entrar, sai. Virou vendaval”, argumentou.

Indagado por Blairo Maggi sobre a proposta que legaliza os jogos no Brasil, o ministro não mordeu a isca e desconversou. Maggi vai apresentar esta semana um relatório propondo a legalização dos jogos. A estimativa dele é uma arrecadação de R$ 20 bi ao ano com uma alíquota de imposto de 35%.

>>Em reunião com Renan, Levy reforça necessidade de manutenção dos vetos