ASSINE
search button

É preciso aguentar mais três anos sem golpe institucional, diz Lewandowski

Presidente do STF alerta que preço seria "uma volta ao passado tenebroso"

Compartilhar

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, chamou a atenção para os perigos de um "golpe institucional" no país, durante palestra em uma faculdade de São Paulo. Para ele, é preciso que o país tenha "paciência" nos próximos três anos, ou seja, até as próximas eleições, para não embarcar em um golpe que colocaria as instituições democráticas em risco. 

"Com toda a franqueza, devemos esperar mais um ano para as eleições municipais. Ganhe quem ganhe as eleições de 2016, nós teremos uma nova distribuição de poder. Temos de ter a paciência de aguentar mais três anos sem nenhum golpe institucional", afirmou o presidente do STF, de acordo com matéria da Folha de S. Paulo.

"Estes três anos [após o 'golpe institucional'] poderiam cobrar o preço de uma volta ao passado tenebroso de trinta anos. Devemos ir devagar com o andor, no sentido que as instituições estão reagindo bem e não se deixando contaminar por esta cortina de fumaça que está sendo lançada nos olhos de muitos brasileiros", completou.

Lewandowski também destacou na ocasião que a crise do país tem maiores motivações políticas do que econômicas. "O STF não está se deixando envolver emocionalmente por estes percalços que estamos vivendo", salientou.