ASSINE
search button

Cunha usou mesmo operador de Cerveró em conta na Suíça, diz jornal

Compartilhar

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu sua principal conta na Suíça com a ajuda do mesmo operador usado pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para movimentar seu dinheiro no exterior, de acordo com informações da "Folha de S.Paulo" desta sexta-feira (16).

A conta foi aberta em setembro de 2008 por uma empresa de fachada batizada como Netherton Investments, com sede em Cingapura, segundo informações enviadas pela Suíça à Procuradoria-Geral da República.

Documentos obtidos pela "Folha" em Cingapura mostram que a empresa foi criada pouco antes, em julho de 2008, por outra registrada na Nova Zelândia, a PVCI New Zealand Trust. 

Quem assina como diretor da PVCI é Luis Maria Pineyrua Pittaluga, que trabalha para um escritório de advocacia do Uruguai e que nessa mesma época ajudou Nestor Cerveró a abrir uma conta na Suíça.

A conta que está sendo atribuída a Cunha tinha saldo equivalente a US$ 2,4 milhões (R$ 9,1 milhões) em abril deste ano, quando o presidente da Câmara se tornou alvo de suspeitas na Suíça e os recursos foram bloqueados pelas autoridades daquele país.

As informações enviadas ao Brasil confirmam que Cunha e sua mulher, a jornalista Cláudia Cruz, mantiveram três contas na Suíça e fecharam duas no ano passado, pouco depois das primeiras prisões da operação Lava Jato.

Por Eduardo Miranda