ASSINE
search button

Dono de banco suíço, BTG Pactual doou R$ 500 mil a campanha de Cunha

Compartilhar

O banco brasileiro BTG Pactual, dono do banco suíço BSI, onde Eduardo Cunha também teria conta, doou R$ 500 mil ao presidente da Câmara para sua campanha eleitoral de 2014. A informação é do colunista Fernando Molica, na edição desta terça-feira (13) do jornal "O Dia".

A existência da conta foi revelada recentemente pelo Ministério Público suíço. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o dinheiro foi doado no dia 11 de agosto pelo BTG ao PMDB, que fez o repasse para a campanha de Cunha. Em 14 de julho, 28 dias antes, o banco brasileiro anunciou a assinatura de acordo para a compra do BSI.

Antes mesmo que o Ministério Público suíço enviasse informações ao Brasil da existência de contas secretas de Eduardo Cunha naquele país, o presidente da Câmara já havia sido denunciado pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Nesta terça-feira (13), a bancada do Psol na Câmara entrará com representação contra Cunha por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Casa.

Por Eduardo Miranda