ASSINE
search button

Juizados Especiais celebram 20 anos com mais pessoas buscando seus direitos

Compartilhar

Os Juizados Especiais, que comemoram 20 anos de existência no próximo dia 26, surgiram para facilitar a vida de quem precisava da Justiça para resolver questões simples, resultando em economia de tempo e de dinheiro para o cidadão e para o Judiciário.

O número de pessoas que procuraram os Juizados Especiais, para resolver causas envolvendo até 40 salários mínimos, subiu 8% no último ano. Segundo levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de janeiro a dezembro de 2013, 6.202.972 novas ações foram ajuizadas, enquanto no mesmo período de 2014 foram registrados 6.718.734 novos casos.

Os números apontam para dois caminhos: se por um lado o cidadão está mais consciente, por outro, o aumento no número de ações demonstra que as demandas do consumidor não estão sendo atendidas sem a interferência do Judiciário.

Apesar disso, ainda são muitas as dificuldades que fazem com que o cidadão não lute pelos seus direitos: tempo de espera, desconhecimento, burocracia, sensação de impunidade...

Para facilitar o acesso à justiça, o empreendedor Rodrigo Suarez desenvolveu o site justicasejafeita.com, que conecta usuários que precisam de assessoria legal para juizados especiais.

Lançado há pouco mais de um mês, o site já ultrapassou a barreira dos 15 mil acessos. Além disso, conta com mais de 1000 causas e cerca de 200 advogados cadastrados até o momento. Rodrigo conta que 90% dessas causas estão relacionadas ao direito do consumidor. "Reclamações sobre a má prestação de serviço ou imprevistos/insatisfação com produtos são as queixas mais frequentes", diz.

O processo é muito simples. O usuário entra no site e relata sua causa que é postada em um Quadro de Causas. Advogados interessados em defender a sua causa enviam uma proposta de trabalho. Assim que o usuário aprova um orçamento, a relação de trabalho entre usuário e advogado começa. Em sua interface, o site oferece a possibilidade de o usuário contar em detalhes o seu caso e do advogado escrever a petição da causa.