ASSINE
search button

Barbosa: congelar reajuste do funcionalismo é justificável no momento

Compartilhar

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta segunda-feira (14) que a proposta de congelamento do reajuste dos servidores públicos é "plenamente justificável" neste momento. "Estamos vivendo no Brasil hoje, no setor privado, uma situação de aumento de desemprego, em que reajustes salariais não têm se equiparado à inflação. No setor privado, está havendo uma redução real do salário neste momento de travessia, de dificuldades. Então, achamos que, neste momento, é plenamente justificável a proposta que o governo faz aos seus servidores", afirmou.

Segundo Barbosa, a média de remuneração do funcionalismo público é maior do que a do setor privado, e a proposta de reajuste para os próximos anos se mantém. O que muda, somente, é a entrada em vigor da proposta: passa de janeiro para agosto o aumento previsto para 2016.

>> Levy anuncia volta da CPMF para cobrir rombo da Previdência

>> Barbosa anuncia suspensão de concursos e adiamento de reajuste de servidores

"Do ponto de vista fiscal e macroeconômico, neste momento de travessia fiscal, de esforço para elevar a capacidade do resultado primário do governo federal, todos devem se envolver, todos estão fazendo a sua parte", acrescentou Barbosa.

De acordo com o ministro do Planejamento, a proposta de negociação já está sendo encaminhada aos servidores e, como medida legislativa, será encaminhada ao Congresso Nacional.

Agência Brasil