ASSINE
search button

PF pede arquivamento de inquérito de Pezão e Cabral na Lava Jato

Compartilhar

A Polícia Federal encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedido de arquivamento das investigações sobre o suposto envolvimento do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do ex-governador do estado Sérgio Cabral, ambos do PMDB, na corrupção na Petrobras.

Os dois foram citados como beneficiários no esquema na estatal investigado pela Operação Lava Jato. Ambos negavam participação. Em junho, a pedido da PF o STJ havia autorizado a quebra de sigilo telefônico do atual governador e do ex-governador.

O ministro Luiz Felipe Salomão, relator da Lava Jato no STJ, enviou o relatório da Polícia Federal para a Procuradoria Geral da República (PGR) dar um parecer. O relator deverá arquivar ou não o inquérito depois do parecer da PGR.

Em depoimento dado em acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou ter arrecadado R$ 30 milhões como caixa dois da campanha de 2010 de Sérgio Cabral (PMDB). Os recursos teriam beneficiado também o atual governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), vice de Cabral na época.

No pedido de investigação de Pezão e Cabral feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também foi solicitada a investigação do governador do Acre, Tião Viana (PT). Janot informou ter encontrado indícios de crimes atribuídos a eles nas apurações já realizadas.