ASSINE
search button

Taxistas protestam contra Uber no Centro de São Paulo

Compartilhar

Milhares de taxistas fazem uma manifestação em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no Centro da capital, contra o aplicativo Uber. Com carros de som, os motoristas pedem que os vereadores aprovem, em segundo turno, a proibição do aplicativo. O Projeto de Lei 349 de 2014, que proíbe o uso de carros particulares para transporte remunerado, foi aprovado em primeira votação em junho. A segunda votação está marcada para a tarde desta quarta.

O vereador Adilson Amadeu (PTB), autor do projeto, diz que o Uber é ilegal. “A Lei 12.587/12, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana, não prevê o transporte privado individual. Em contrapartida, reconhece a relevância do transporte público individual, definido como um serviço remunerado, aberto ao público, por intermédio de veículo de aluguel para a realização de viagens individualizadas. Uber não preenche esses requisitos”, diz texto elaborado pelo gabinete do vereador.

O tema foi discutido em uma sessão tumultuada no dia 10 de agosto na Câmara Municipal. Na ocasião, o representante do Uber, Daniel Mangabeira, defendeu o aplicativo afirmando que há legislação que permite a existência do aplicativo. Para Daniel Mangabeira, o Uber é um modelo complementar, que pode coexistir com qualquer transporte público na cidade.

Com o acirramento de ânimos em torno da discussão, um motorista que trabalha pelo aplicativo chegou a ser agredido no mês passado. 

Com Agência Brasil