ASSINE
search button

Dilma e Temer assistem ao desfile de 7 de Setembro

Esquadrilha da Fumaça pinta "Somos todos Brasil" no céu de Brasília

Compartilhar

Com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, foi encerrado no fim da manhã de hoje (7) o desfile do 7 de Setembro em Brasília. Os aviões escreveram a frase "Somos todos Brasil" no céu da Esplanada dos Ministérios. A presidenta Dilma Rousseff chegou em carro aberto e passou toda a parada acompanhada pelo vice-presidente Michel Temer e ministros.

Aeronaves fizeram várias manobras ao fim da parada. Pouco antes, desfilaram vários grupamentos de cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal e dos Dragões da Independência.

Bandas musicais escolares e tropas a pé da Marinha, do Exército e da Força Aérea se apresentaram. Também desfilou a pirâmide humana da Polícia Militar do Distrito Federal, com 30 homens.

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios. As aeronaves KC 130 Hércules e caças F5 e A1 voaram baixo pelo centro de Brasilia. 

No palanque, além de Dilma e Temer, estavam o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Defesa, Jaques Wagner, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria Direitos Humanos, Pepe Vargas, além dos comandantes das três Forças.

Todo o desfile durou cerca de 1h40 e transcreveu com tranquilidade, apesar de protestos contra o governo que aconteciam há cerca de 2 quilômetros do local. 

Movimento por moradia queima pneus na Esplanada dos Ministérios

Um grupo de manifestantes incendiou uma barreira de pneus e papelão ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, no sentido Esplanada dos Ministérios. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o fogo e os manifestantes se dispersaram.

O acesso à Esplanada  estava fechado em função do desfile. No entanto, com o fogo, os motoristas que passam pelo local não conseguiam acessar o Eixão Sul, à direita da Rodoviária.

Os manifestantes são do Movimento Resistência Popular e pedem moradia. "Estamos acampados no Setor Bancário Norte, em frente à Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, há 65 dias. Enquanto as casas não saem, há uma lei que garante auxílio-aluguel de até um ano. O governo tem que garantir esse auxílio", afirmou Edson Silva, líder do movimento, referindo-se ao governo do Distrito Federal. Os manifestantes estimam 300 pessoas no local. A projeção da Polícia Militar é de 80 pessoas.

Com Agência Brasil