ASSINE
search button

Janot apresenta ao STF denúncia contra Arthur e Benedito de Lira

Compartilhar

Nesta sexta-feira (4), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal denúncias contra o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e o pai dele, o senador Benedito de Lira (PP-AL). Eles são acusados de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

O procurador-geral da República pede a condenação dos dois pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Agora, cabe ao STF decidir se aceita ou não as denúncias. 

A defesa do deputado Arthur Lira argumentou que ainda não teve acesso ao documento enviado por Janot ao STF, mas contestou a acusação sobre existência de indícios de irregularidades nas contas eleitorais do deputado. O senador Benedito de Lira voltou a negar envolvimento com o esquema e afirmou que ainda não foi notificado. 

Presidente da CCJ da Câmara, deputado Arthur Lira é indiciado na Lava Jato

A Polícia Federal indiciou no dia 1º de setembro o deputado Arthur Lira (PP-AL), e seu pai, o senador Benedito de Lira (OO-AL), por suspeita de corrupção passiva em um dos inquéritos da operação Lava Jato.

O relatório da investigação sobre os dois parlamentares foi entregue nesta segunda-feira (31) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o documento entregue ao Supremo, os dois acusados tiveram dívidas de campanhas eleitorais pagas pelo doleiro Alberto Youssef e receberam propina em doações oficiais oriundas do esquema de corrupção na Petrobras.