ASSINE
search button

Sandra Cavalcanti comemora 90 anos

Professora, jornalista e política tem trajetória polêmica de luta e dignidade

Compartilhar

A professora, jornalista e política Sandra Cavalcanti comemora 90 anos de idade neste domingo (30/08). 

Sandra Martins Cavalcanti de Albuquerque nasceu em Belém, em 1925, mas foi no Rio de Janeiro que construiu sua carreira no jornalismo e na política a partir dos anos 50.

Sandra se formou em Letras pela Pontifícia Universidade Católica e ao longo dos anos trabalhou em diversos veículos como Rádio Globo, TV Tupi, TVS, Rede Manchete e Última Hora se destacando como grande comunicadora.

Na política, Sandra Cavalcanti foi eleita vereadora pelo antigo Distrito Federal em 1954, aos 29 anos, e deputada estadual pela Guanabara em 1960. Após receber um convite do então governador Carlos Lacerda, se licenciou do cargo para tornar-se Secretária de Serviços Sociais.

Voltou a exercer o cargo de deputada estadual do Rio de Janeiro em duas ocasiões: de 1975 a 1979 e de 1987 a 1995.

Entre os dois mandatos, Sandra Cavalcanti concorreu nas eleições para governador de 1982, vencida por Leonel Brizola. 

Anos mais tarde, durante a primeira gestão de César Maia na prefeitura do Rio de Janeiro (1993-1997) Sandra exerceu a função de Secretária Municipal de Projetos Especiais. Ao longo de sua trajetória na política passou por sete partidos: UDN, ARENA, PTB, PDR, PFL, PPR, PPB.

Apesar de polêmica, Sandra Cavalcanti se destacou por sua dignidade, luta, e personalidade marcante. Numa época em que a política era amplamente dominada por homens, ela foi uma das primeiras mulheres a ocupar cargos importantes no Brasil.