ASSINE
search button

Pesquisa mostra discrepâncias nos perfis dos manifestantes anti e pró impeachment

Dos que são contra, só 5% ganham mais de 20 mínimos. Já entre os a favor, 17% são desta faixa

Compartilhar

O Instituto Datafolha traçou o perfil dos manifestantes dos atos pró-Dilma, realizados na capital paulista, nesta quinta-feira (20). Segundo a pesquisa, publicada nesta sexta-feira (21/8), no jornal Folha de S. Paulo, na comparação com os manifestantes anti-Dilma de domingo (16/8), chama a atenção o contraste em relação à renda e à cor declarada. No protesto desta quinta, pardos e pretos somavam 49%. No domingo, eram 20%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos. 

De acordo com o Datafolha, pessoas de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos eram 24% da manifestação desta quinta, contra o impeachment. No domingo, a favor do impeachment, somavam 6%. Já o grupo com rendimento acima de 20 salários representava 5% dos manifestantes contra o impeachment, ante 17% do ato de domingo, a favor do impeachment.

Dos entrevistados que participaram do protesto desta quinta-feira, 59% eram homens, 52% das pessoas tinham ensino superior, 60% eram simpáticos ao PT. A idade média apurada foi de 42 anos e meio. Os assalariados com registro em carteira somavam 35%; e os funcionários públicos, 15%.

Em outro levantamento realizado pela USP, na manifestação de domingo, na Avenida Paulista, os homens representam 57,30% do público, contra 42,70% das mulheres. A maioria, 65% possuía ensino superior completo enquanto que 13,30% estudaram somente até o ensino médio. A idade média era de 50 anos.

Segundo a pesquisa do Datafolha, o governo da presidente Dilma Rousseff é aprovado por 54% dos manifestantes que foram às ruas em São Paulo nesta quinta (20) em protesto contra o impeachment. Para 25%, a gestão é regular. E 20% a classificam como ruim ou péssima.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi alvo de críticas na manifestação de quinta-feira. Cunha foi avaliado como ruim ou péssimo por 78%. Só 3% classificaram o peemedebista como bom ou ótimo. Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) alcançou 51% de reprovação ante 7% de aprovação. E o vice-presidente, Michel Temer, também do PMDB, obteve 26% de ruim ou péssimo; 27% de bom ou ótimo.