ASSINE
search button

Em nota, Cunha diz que é inocente e que está absolutamente sereno

Compartilhar

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou uma nota em que acusou o governo de estar por trás das investigações contra ele na Lava Jato. Ele disse que é inocente e está "absolutamente sereno" com as denúncias a seu respeito. "Sou inocente e com essa denúncia me sinto aliviado, já que agora o assunto passa para o Poder Judiciário", destacou.

A nota foi divulgada no fim desta tarde após a PGR protocolar contra denúncia contra ele no STF (Supremo Tribunal Federal). O documento foi entregue no início da tarde.

A acusação é de que Cunha recebeu propina após o fechamento de contratos entre a Petrobras e a Samsung Heavy Industries, da Coreia, para fornecimento de navios-sondas para a estatal do petróleo.

O presidente da Câmara manteve o mesmo discurso anterior e disse ter sido "escolhido para ser investigado". "Agora, ao que parece, estou sendo escolhido para ser denunciado, e, ainda, figurando como o primeiro da lista", afirmou.

>> Cunha e Collor são denunciados ao STF por corrupção e lavagem

"Não participei e não participo de qualquer acordão e certamente, com o desenrolar, assistiremos a comprovação da atuação do governo, que já propôs a recondução do Procurador, na tentativa de calar e retaliar a minha atuação política", disse.

Cunha repete as acusações contra o procurador-geral, Rodrigo Janot, que afirma ter feito um trabalho de "exceção"em seu caso. "Soa muito estranho uma denúncia divulgada às vésperas de manifestações vinculadas ao Partido dos Trabalhadores, que tem dentre seus objetivos, me atacar", continuou o deputado na nota.

Ainda no texto, Cunha demonstra estranheza com o fato de "não ter ainda nenhuma denúncia contra membro do PT ou do governo, detentor do foro privilegiado".

Para Cunha, tenta-se colocar em seu colo a série de escândalos investigadas pela Operação Lava Jato e não do PT que, para o deputado, patrocinou o esquema.

"Estou com a consciência tranquila e continuarei realizando o meu trabalho como Presidente da Câmara dos Deputados com a mesma lisura e independência que sempre nortearam os meus atos, dentro do meu compromisso de campanha de ter uma Câmara independente".