ASSINE
search button

PF deflagra17ª fase da Lava-Jato, com 40 mandados, sendo 3 de prisão preventiva

Compartilhar

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (3), a 17ª fase da Operação Lava-Jato. Foram presos o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, na casa onde mora, em Brasília, o irmão dele Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, o ex-assessor de Dirceu, Roberto Marques e o dono da empresa de informática Consist, Pablo Kipersmit. Dirceu foi levado para a superintendência da Polícia Federal em Brasília e deve ser transferido para Curitiba. 

Serão cumpridos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento.Também foram decretados o sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros.

A operação foi batizada de Pixuleco, em alusão ao termo utilizado para nominar propina recebida de contratos.

De acordo com a Polícia Federal, esta fase da operação se concentra no cumprimento de medidas cautelares em relação a pagadores e recebedores de vantagens indevidas e “laranjas” utilizados nas transações.

Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Cerca de 200 policiais cumprem mandados em Brasília, Rio e São Paulo.