ASSINE
search button

Jardim Botânico do Recife ganha título de 'melhores do Brasil'

Compartilhar

O Jardim Botânico do Recife agora está entre os cinco melhores do Brasil. O Ministério do Meio Ambiente acaba de subir a classificação do equipamento municipal, da categoria “C” para “A”. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira. 

A novidade foi anunciada durante as comemorações do aniversário de 36 anos de fundação do jardim, neste sábado (1º). A festa contou com atividade de arte-educação, corte de bolo, lançamento de revista científica e apresentação cultural.

Para conquistar o novo patamar, o Jardim Botânico, equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, precisou atender às 16 exigências da resolução 339 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A legislação define regras para criar esse tipo de equipamento e normatiza suas atividades. De acordo com ela, os espaços têm uma função estratégica dentro do programa de conservação da flora nacional, devido a suas coleções de plantas, trabalhos de reflorestamento, ações educativas e pesquisas feitas pelo seu corpo técnico.

“A mudança de categoria do jardim é fruto de uma séria de investimentos e de trabalhos realizados por nós desde 2013. Primeiro, fizemos uma grande reforma física no equipamento que deu vida nova a ele. Depois, passamos a incentivar e estruturar melhor as atividades de pesquisa e produção de conhecimento. Tudo isso nos levou a ser reconhecido como um guardião do patrimônio natural não só da cidade como do Brasil”, explica a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Entre os requisitos que o JBR teve que cumprir, ele se destacou pela produção de mudas nativas; infraestrutura de atendimento ao visitante, corpo técnico qualificado e pelas três coleções especiais de plantas (cactos, bromélias e orquídeas) catalogadas e disponíveis para permuta com outros centros de ambientais. Vale ainda ressaltar as novas iniciativas implantadas, a exemplo do banco de germoplasma (sementes) com publicação regular do Index Seminum e a revista técnico-científica “Arrudea”. 

Segundo Cida Pedrosa, com a nova classificação, o Recife passa a ocupar a mesma posição que os jardins botânicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. Também se torna o único do Norte e Nordeste a dispor dessa classificação. “Esse selo representa um ganho importante para as regiões norte e nordeste, pois demonstra que houve uma descentralização do conhecimento. Por isso, queremos qualificar, cada vez mais, o nosso trabalho e dividir esse conhecimento com outras unidades e centros de pesquisa, ampliando as iniciativas de preservação das riquezas naturais do país”, concluiu.

Revitalizado

O Jardim Botânico do Recife passou, em 2013, por uma grande reforma e ganhou seis novos atrativos (jardins plantas medicinais, bromélias, cactos, palmeiras, flores tropicais e o econúcleo). Com isso, o espaço se tornou um dos mais queridos pela população, chegando a bater recorde de visitação. Desde sua reabertura até agora, mais de 141 mil pessoas foram ao parque passar alguns momentos em conexão com a natureza. 

A Prefeitura do Recife ainda iniciou, em junho deste ano, a construção de um novo equipamento no Jardim Botânico. Trata-se de um centro de convivência, em que o espaço será usado para exposições, oficinas e também como área de alimentação para os visitantes. Orçado em R$ 197 mil, o centro é composto por uma área coberta, que abrigará 10 mesas e bancos. Também haverá um ponto para venda de lanches saudáveis, com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos naturais.

Ações

Nos últimos dois e meio anos, a Prefeitura do Recife conquistou avanços importantes na área ambiental realizando iniciativas, como o programa de educação ambiental nas escolas, o projeto Parque Capibaribe, o inventário de árvores em 10 bairros da cidade, a participação nas últimas edições da Conferência da Partes - COP (maior evento sobre mudanças climáticas realizado pela ONU) e a integração do Recife no programa internacional Urban Leds, como cidade Modelo. Além disso, foi estruturada uma grande rede de proteção ambiental, com as leis do Sistema Municipal de Unidades Protegidas, da Educação Ambiental e de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas.

Fonte: Portal da Prefeitura de Recife