ASSINE
search button

Pimentel diz que quer ouvir os mineiros esquecidos pelas gestões passadas

Compartilhar

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, afirmou nesta sexta-feira (31/7) que os Fóruns Regionais de Governo são uma oportunidade para o governo ouvir “centenas de milhares de mineiros e mineiras esquecidos, desprezados e humilhados, que nunca tinham merecido um bom dia ou boa tarde de uma autoridade”. “É em nome dessa gente que nós governamos. É só por isso que estamos aqui. Aqueles que criticam, que não acreditam nesse modelo de respeito e democracia, acreditam em outra coisa, podem não respeitar, mas o nosso jeito de governar é assim. É com eles, é com esses milhares, que vamos governar Minas Gerais”, declarou, emocionado, durante a instalação do sétimo Fórum, no Território Vertentes, em São João del-Rei.

Pimentel destacou também a “nova atitude” do governo, baseada na participação popular e na regionalização dos programas de governo, com o Estado focando em ações fora dos gabinetes, mais perto da população. “Eu acredito que tem de chegar perto das pessoas. Tem de conversar com elas e ouvi-las. Todo mundo pode ser ouvido, todo mundo é importante e tem com que contribuir. É claro, os técnicos têm de trabalhar para dar formato àquilo e executar, depois, o que foi decidido amplamente pela população”, acrescentou o governador, que recebeu uma placa da prefeitura em agradecimento pela escolha de São João del-Rei para sediar esse território.

Ao lado de integrantes do governo do Estado, lideranças políticas da região e representantes de movimentos sociais, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, ressaltou a necessidade de se “democratizar a política”. “Vamos transformar a participação popular em meta de governo. Ouvir para governar e compreender o nosso Estado como múltiplo”, disse, ao explicar que a divisão do Estado em 17 regiões levou em consideração as 78 microrregiões da Saúde.

Já o deputado estadual Cristiano Silveira, que representou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, destacou a importância da visita do governador para consolidar as promessas feitas, no ano passado, durante a campanha eleitoral. “A realização do fórum faz com que o governador cumpra o principal lema de sua campanha, que é ouvir para governar. Governos anteriores nunca vieram para ouvir a população. Hoje, o governador veio com todo o seu secretariado para ouvir o que têm a dizer as lideranças políticas e a sociedade civil. Isso tem não só um simbolismo, mas têm uma eficácia”, disse.

O deputado federal Reginaldo Lopes, que é da região, considerou que o programa é uma resposta à altura das reivindicações feitas pela população nos protestos de julho de 2013. “Tenho a convicção de que este dia de hoje é histórico. Esse modelo vai dar a certeza de que as principais reivindicações, de participação popular, serão atendidas. O senhor talvez seja o primeiro governador a interpretar e compreender as manifestações democráticas de 2013”, acrescentou.

Para o prefeito de São João del-Rei, Professor Helvécio, a instalação do Fórum Regional representa a retomada do papel de centralidade da cidade na região das Vertentes. “Se nos dois anos em que eu estou como prefeito, os secretários de Estado não vieram à São João del-Rei, imagine o governador. Isso aqui, hoje, está batendo todos os recordes de prestígio que o senhor, governador, poderia conceder à região”, comemorou.

Também participaram da solenidade de instalação, secretários de estado, prefeitos, vereadores e lideranças da região, entre eles, o segundo vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Antônio Andrada, a reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (onde foi realizado o evento), Valéria Kemp, e o presidente do Conselho de Pastores do Campo das Vertentes, Alexandre dos Santos.

 

Segunda etapa

Na parte da tarde, os participantes da reunião tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas junto aos secretários e lideranças do programa. Acompanharam o debate os secretários Nilmário Miranda (Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania), Glenio Martins (Desenvolvimento Agrário), Fausto Pereira dos Santos (Saúde) e o adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Sielberschneider. O coordenador estadual do projeto, Fernando Tadeu David, orientou os participantes sobre o preenchimento dos formulários para levantar as demandas da região. Elas serão incluídas no Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

A professora da rede municipal Sandra Fortes, de 50 anos, afirmou que esta ação governamental é uma maneira positiva de ouvir as pessoas. “Sempre pensamos que o governador é intocável. Esse é diferente. Parece querer falar com o povo. Isso é válido e estamos em um bom começo”.

Na próxima reunião do Fórum de Governo - Território Vertentes, composto por 50 municípios, serão eleitos os representantes da região responsáveis por levantar as propostas e principais demandas da população ao governo do Estado. O grupo será composto por nove representantes da sociedade civil organizada, nove da sociedade civil não organizada, três prefeitos, três vereadores, além de lideranças dos governos estadual e federal. As agendas dos Fóruns estão sendo disponibilizadas no site www.forunsregionais.mg.gov.br.