ASSINE
search button

Dilma descarta fim do Minha Casa, Minha Vida, e anuncia fase 3 do programa

Presidente participou de entrega de moradias em Maricá nesta sexta-feira

Compartilhar

A presidenta Dilma Rousseff participou, na manhã desta sexta-feira (31/7), da entrega de 2.932 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dilma enfatizou a importância do programa para a classe de baixa renda, que reconhecidamente fez um esforço para adquirir o seu imóvel. A presidenta descartou qualquer boato de o programa acabar, dizendo que o investimento tem prioridade na sua gestão, pelo fato de retirar grande parte da população do aluguel, além de dinamizar a economia e a geração de emprego e renda.

A previsão do governo federal é de entregar mais de 7 milhões de moradias até o final da sua gestão, atendendo a cerca de 27 milhões de pessoas. Dilma destacou ainda que o governo está fazendo grande esforço para controlar a inflação e o programa habitacional tem papel fundamental para manter o crescimento do país.

"Quero dizer que estamos hoje, no Brasil, fazendo um grande esforço para o país voltar a crescer, para a gente controlar a inflação. Estamos numa travessia, daí a importância do Minha Casa, Minha Vida", disse a presidente, acrescentando que o programa habitacional é prioridade do governo, porque, segundo ela, além de proporcionar moradia própria para a população, também "gira a roda da economia".

"Ficam dizendo que estamos passando por dificuldades econômicas e dizendo que o programa vai acabar. Não vai não. Primeiro, porque é importante para povo brasileiro, para quem não tinha oportunidade [...] Não vai acabar também por outro motivo. Além de a gente construir casa, a gente cria emprego [...] Aqui gira a roda da economia", afirmou.

Dilma afirmou que a a fase 3 do Minha Casa, Minha Vida vai atingir uma nova camada de brasileiros. No Brasil, o programa já beneficiou mais de 9,2 milhões de pessoas, com a entrega de 2,3 milhões de moradias em todo o país. Já no estado do Rio de Janeiro, foram entregues 91.861 unidades, beneficiando 367 mil pessoas.

"É a realização de um duplo sonho [programa Minha Casa, Minha Vida]. Primeiro o da família de ter a sua casa própria. Segundo, o sonho de um Brasil muito mais próspero, com mais oportunidades, com mais segurança para criar os filhos e condições de vida saudáveis", classificou a presidenta. A chefe de estado disse ainda que constatou pessoalmente a qualidade das casas, em uma visita feita por ela a uma das residências um pouco antes da cerimônia.   

Dilma disse também que tem orgulho dos investimento do governo federal no Rio. Ela citou o sucesso do Mais Médicos e das escolas técnicas, que já atendem centenas de estudantes. "Quando nós começamos este programa [Mais Médicos] mais de 63 milhões de brasileiros não tinham acesso à Atenção Básica de saúde. Estamos chegando hoje a atender todas estas pessoas. Aqui em Maricá, temos 14 médicos do programa", destacou. Dilma citou o Instituto Federal de Educação, também localizado em Maricá, como um canal eficiente para melhorar e dar perspectiva à vida dos jovens, combinando trabalho com estudo.   

Ainda no palco, a presidenta recebeu de três moradoras chamadas Dilma, um quadro com os dizeres "Somos todas Dilma". Os moradores receberam a presidente entoando gritos de "Olê, olê, olá, Dilma, Dilma." 

Ela estava acompanhada do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, da presidente da Caixa, Miriam Belchior, do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, além de outras autoridades.

O ministro das Cidades, Roberto Kassab,  destacou que quase 27 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com o programa federal até o final do governo de Dilma Rousseff. Ao receber as chaves da casa própria, enfatizou Kassab, a população consegue se livrar do aluguel e levar uma vida de mais tranquilidade financeira.

O governador Pezão destacou que o Minha Casa, Minha Vida é um dos "melhores programas federais", ressaltando que os beneficiados em governos anteriores não passavam "nem na porta da Caixa". Pezão elogiou ainda o sucesso do programa Mais Médicos no estado, que tem atendido os moradores nas áreas mais distantes da capital.

O prefeito de Maricá e presidente estadual do PT, Washington Quaquá, enfatizou que os nomes escolhidos para os dois condomínios entregues para a população no município - Carlos Alberto Soares de Freitas e Carlos Marighella - têm ligação com o passado da presidenta, durante o regime militar. "Eles lutaram para que a gente tivesse um Brasil onde o povo fosse incluído. A presidenta Dilma também lutou para que o Brasil não fosse apenas dos empresários. No governo da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula eles lutaram para erradicar a fome", disse o prefeito, criticando 'aqueles que usam hoje a imprensa dos empresários para atacar a presidenta Dilma e que só gostam de democracia para a elite'. 

Quaquá comentou as conquistas nos últimos anos do governo petista, especialmente na sua região, que segundo ele foi beneficiada com escolas de ensino técnico. "Em 13 anos foram triplicados os números de escolas técnicas no país, aqui em Maricá temos uma escola que tem melhorado a vida do povo. A presidenta tem sido uma grande parceria do nosso município. Estamos firme ao lado do governo federal e não vai ser coxinha, a burguesia e a imprensa que vai acabar com a democracia do Brasil", disse. 

Mais de 11 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega das novas unidades nos Residenciais Carlos Alberto Soares de Freitas (1.460 unidades) e Carlos Marighella (1.472 unidades), em Maricá. Os empreendimentos, somados, receberam investimento de R$ 195 milhões.