ASSINE
search button

"Não há espaço para aventuras antidemocráticas", diz Dilma

Compartilhar

Ao discursar nesta sexta-feira (17) na 48° Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, a presidenta Dilma Rousseff destacou que hoje a democracia "floresce e amadurece" na região. "Não há espaço para aventuras antidemocráticas na nossa região”, defendeu.

Dilma mencionou também o fortalecimento de mecanismos que permitem a ampla participação de movimentos sociais. “Esse pluralismo fortalece e dá, sobretudo, pleno sentido a nossa integração a nossas democracias. Somos uma região que sofreu muito com ditaduras. Hoje somos uma região que a democracia floresce.”

A presidenta falou ainda sobre a importância de investimentos do Mercosul em programas de ciência, tecnologia e inovação. Nesse sentido, citou as experiências brasileiras do Ciência sem Fronteiras e do Pronatec e defendeu a cooperação acadêmica dentro do bloco.

Para Dilma, o Mercosul é um “grande fator de mitigação de assimetrias regionais”. Por essa razão, ela ressaltou que o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) tem desempenhado um papel fundamental para reduzir essas desigualdades. E enfatizou o empenho do Brasil à frente da presidência bloco para garantir a continuidade do fundo.

Dilma destacou também a importância do fortalecimento do comercio entre Mercosul como estratégia de superação da crise internacional. A presidenta enfatizou que o comercio intra-regional cresceu 12 vezes desde a criação do Mercosul, enquanto o mundial multiplicou-se por cinco. Dilma também destacou a qualidade desse comércio, já que quase 80% das exportações do Brasil para o bloco são produtos industrializados.