ASSINE
search button

Temer diz que PMDB quer ter candidato próprio à Presidência em 2018

Para Renan, aliança atual do partido com o PT é "estratégica circunstancial"

Compartilhar

Líderes do PMDB e o vice-presidente da República e articulador político do governo, Michel Temer, confirmaram nesta quarta-feira (15) que o partido pretende ter candidato próprio nas eleições presidenciais de 2018. O partido assume definitivamente um movimento contrário ao adotado nas duas últimas eleições, quando fez aliança com o PT e elegeu o vice-presidente. 

“Estamos abertos para todas as alianças, todos os partidos, apenas o que está sendo estabelecido é que PMDB quer ser cabeça de chapa em 2018”, declarou Temer a jornalistas.

Além de reforçar a ideia de candidatura própria, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a aliança que o partido mantém atualmente com o PT é "estratégica circunstancial", porque deveria girar em torno de apenas um programa. "O PMDB desde logo está deixando absolutamente claro que vai ter um projeto de poder, que vai ter um candidato competitivo à Presidência da República”, informou Renan.

Os líderes partidários do PMDB comentaram sobre a decisão durante o lançamento da plataforma digital da Fundação Ulysses Guimarães. Para eles, fortalecer o partido nas redes sociais seria o primeiro passo para melhorar a interação com a sociedade e se preparar para as eleições de 2016 e 2018. O ex-presidente José Sarney e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) também participaram do lançamento.

Para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o partido precisa se posicionar no processo político para recuperar o protagonismo e deve disputar eleições para ter quem defenda suas ideias. “Time que não joga não tem torcida”, disse Cunha. Ele também falou sobre a aliança com o PT. “Estamos neste momento político delicado, em que muitos debates são feitos, que o PMDB faz parte de uma aliança, mas o PMDB sabe que em 2018 ele quer buscar o seu caminho, que não é com essa aliança.”

* Com Agência Brasil